
O zagueiro Gil, de 38 anos, encerrou sua carreira nesta quarta-feira após a rescisão do contrato com o Santos, anunciada no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF. O defensor, que havia sido convencido a permanecer no clube em 2025, acabou perdendo espaço na equipe e acertou a saída em comum acordo.

Gil fez história no Corinthians, onde atuou por oito temporadas e 444 jogos, conquistando títulos como a Recopa Sul-Americana de 2013 e o Brasileirão de 2015. No início de 2024, após não ter seu contrato renovado pelo clube, aceitou o projeto do Santos para liderar o time na temporada seguinte, ajudando na conquista do acesso e do título da Série B.
A saída do técnico Fábio Carille motivou a decisão inicial de deixar o Santos, mas colegas de elenco o convenceram a ficar. Com a chegada de Pedro Caixinha, porém, Gil perdeu espaço e foi utilizado apenas em momentos pontuais. Novas trocas de comando, com Cléber Xavier e atualmente Juan Pablo Vojvoda, mantiveram o veterano à margem do time, enquanto jovens zagueiros como Souza e Zé Ivaldo ganharam oportunidades.
A oficialização das contratações de Alexis Duarte e Adonis Frias selou a decisão do Santos e confirmou que Gil não teria mais chances de atuar.
