
A Fórmula 1 voltará à TV Globo a partir da temporada de 2026. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (13), durante o Upfront 2026 — evento voltado ao mercado publicitário, realizado no Parque Ibirapuera, em São Paulo. A emissora confirmou uma cobertura multiplataforma da principal categoria do automobilismo mundial, incluindo transmissões na TV aberta e no SporTV.

Durante a apresentação, o jornalista William Bonner ironizou o período em que a competição foi exibida pela Band. “No ano que vem, a Fórmula 1 está na Globo. E vocês sabem o que é Fórmula 1, né? Porque saiu da Globo...”, afirmou o âncora do Jornal Nacional, sugerindo que o interesse do público teria diminuído após a mudança de emissora. Embora não tenha citado diretamente a Band, a fala teve ampla repercussão.
A declaração provocou reação do narrador Téo José, que comandou as transmissões da Fórmula 1 na Band. Em seu perfil no X (antigo Twitter), ele respondeu de forma crítica: “É, esta emissora mudou mesmo. Tem gente que, além da ética, perdeu o respeito. Triste fim”.
É esta emissora mudou mesmo. Tem gente que além da ética , perdeu o respeito. Fim triste. https://t.co/H1fvwCZptO
— Téo José (@teojose) October 14, 2025
A Globo foi responsável por transmitir a Fórmula 1 durante 40 anos, até 2020, quando a Liberty Media, detentora dos direitos comerciais da categoria, optou por firmar acordo com a Band. Agora, após negociações iniciadas em 2024, a modalidade volta à emissora carioca com uma nova proposta de exibição.
Globo terá 15 GPs ao vivo e cobertura ampliada - A partir de 2026, a Globo exibirá 15 Grandes Prêmios ao vivo na TV aberta. No SporTV, a cobertura incluirá treinos livres, sessões de classificação e corridas sprint. A emissora também aposta em uma presença forte no digital, com conteúdos exclusivos em diferentes plataformas.
Segundo informações do Estadão, os narradores Luis Roberto e Everaldo Marques devem assumir a narração das corridas, já que Galvão Bueno, principal voz da Fórmula 1 na Globo por quase quatro décadas, está afastado desde a pandemia.
Em comunicado oficial, o diretor de direitos de mídia da Fórmula 1, Ian Holmes, celebrou o acordo: “Fico feliz em anunciar que a Globo é a nova casa da Fórmula 1 no Brasil. Sempre houve uma paixão forte pelo esporte no país e, com a Globo, encontramos o parceiro perfeito para entregar a cobertura e programação de maior qualidade que os fãs merecem”.
Holmes também fez questão de agradecer à emissora paulista pelo trabalho nos últimos anos. “Gostaria de agradecer ao time da Bandeirantes pela paixão e comprometimento nos últimos cinco anos. Estou empolgado para continuarmos até a última corrida em Abu Dhabi neste ano”, completou.
Audiência e popularidade reforçam decisão - A decisão de retomar a parceria com a Globo foi impulsionada pelo desempenho da Fórmula 1 na Band. Mesmo com audiência superior à de outras concorrentes no horário, os dirigentes da categoria buscavam maior capilaridade e investimento multiplataforma — o que pesou a favor da emissora carioca.
A Fórmula 1 é o esporte internacional mais acompanhado pelos brasileiros. De acordo com dados da própria categoria, são 71 milhões de fãs no país. Do total, 45% são mulheres e 39% têm menos de 35 anos — números que reforçam o potencial de engajamento da modalidade com o público jovem e digital.
