
O Fluminense confirmou presença direta na fase de grupos da Libertadores de 2026 ao vencer o Bahia por 2 a 0, neste domingo, no Maracanã, em confronto direto pela última rodada do Brasileirão. Com os três pontos, o time carioca terminou em quinto lugar, com 64 pontos, e deixou o rival baiano com a vaga para a fase prévia do torneio continental.
A classificação só veio porque o Flu despertou na reta final. Depois de um primeiro tempo apagado — no qual Fábio evitou o pior em finalizações de Pulga, Willian José e Jean Lucas — a equipe cresceu após as entradas de Ganso e Soteldo no segundo tempo.
O gol que mudou o jogo saiu aos 29 minutos: após um recuo errado da defesa baiana, Ganso se antecipou a Kanu e tocou por cobertura para abrir o placar. O Bahia sentiu o golpe, e o Fluminense ampliou oito minutos depois, quando Soteldo cruzou para Thiago Silva cabecear e fechar o placar.
O Bahia, que termina o campeonato em sétimo com 60 pontos, disputará pela segunda vez consecutiva a fase preliminar da Libertadores. O Botafogo também seguirá o mesmo caminho.
Com o Brasileirão encerrado, o Fluminense volta suas atenções para a Copa do Brasil. Na quinta-feira, abre a semifinal contra o Vasco, novamente no Maracanã. No outro duelo, Corinthians e Cruzeiro disputam a segunda vaga na decisão.
FICHA TÉCNICA
FLUMINENSE 2 X 0 BAHIA
FLUMINENSE - Fábio; Samuel Xavier, Thiago Silva, Freytes e Renê; Nonato (Hércules), Martinelli (Bernal) e Lucho Acosta (Ganso); Canobbio, Serna (Soteldo) e Everaldo (John Kennedy). Técnico: Luís Zubeldía.
BAHIA - Ronaldo; Santiago Arias, Kanu, Santiago Mingo e Luciano Juba; Acevedo (Caio Alexandre), Jean Lucas e Everton Ribeiro (Rodrigo Nestor); Ademir (Tiago), Willian José (Cauly) e Erick Pulga (Ruan Pablo). Técnico: Rogério Ceni.
GOLS - Ganso, aos 29, Thiago Silva, aos 37 minutos do segundo tempo.
ÁRBITRO - Matheus Delgado Candançan (SP).
CARTÕES AMARELOS - Nonato, Samuel Xavier, Erick Pulga e Acevedo.
RENDA - R$ 1.927.662,50.
PÚBLICO - 52.268 torcedores.
LOCAL - Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ).

