
Depois da goleada histórica por 8 a 0 sobre o Vitória, o torcedor do Flamengo esperava nova atuação convincente neste domingo, no Maracanã. Mas o Grêmio conseguiu segurar a pressão e arrancou um empate por 1 a 1, pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro.

O rubro-negro segue líder da competição, agora com 47 pontos, três a mais que o vice-líder Cruzeiro, e ainda com um jogo a menos. Já o tricolor gaúcho chegou aos 25 pontos, subindo para a 12ª posição.
O Flamengo se impôs desde os primeiros minutos, controlando a posse de bola e buscando espaços na defesa adversária. Porém, teve dificuldades para furar a retranca gremista, insistindo em jogadas pelo meio com Pedro e Arrascaeta.
As principais chances surgiram quando o time passou a explorar os lados do campo. Em cruzamento de Arrascaeta, Pedro obrigou Tiago Volpi a fazer grande defesa. Logo depois, o atacante voltou a finalizar, mas Noriega salvou em cima da linha.
Na volta do intervalo, o Flamengo conseguiu transformar a superioridade em gol. Aos sete minutos, Arrascaeta tabelou com Pedro e, com um toque preciso, tirou de Volpi para colocar o rubro-negro em vantagem.
Mesmo após o gol, a equipe carioca seguiu no ataque e quase ampliou com Léo Pereira, de cabeça, e em cobranças de falta de De La Cruz. Com o tempo, porém, o time diminuiu o ritmo e permitiu que o Grêmio crescesse no jogo.
Aos 39 minutos, Pavón foi lançado e cruzou, mas a bola desviou no braço de Varela dentro da área. O árbitro marcou pênalti, e Tiago Volpi foi para a cobrança. O goleiro converteu com categoria, deixando o placar igual.
Nos minutos finais, o Flamengo tentou reagir, mas errou muitos passes e não conseguiu retomar a pressão inicial.
O Flamengo terá a semana livre e volta a campo no próximo domingo, às 16h, contra o Juventude, no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS). Já o Grêmio joga no sábado, também às 16h, diante do Mirassol, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre.
FICHA TÉCNICA:
FLAMENGO 1 X 1 GRÊMIO
FLAMENGO - Rossi; Varela (Emerson Royal), Léo Ortiz, Léo Pereira e Ayrton Lucas; De La Cruz (Evertton Araújo), Saúl e Arrascaeta; Plata (Luiz Araújo), Pedro (Bruno Henrique) e Samuel Lino. Técnico: Filipe Luís.
GRÊMIO - Tiago Volpi; Marcos Rocha, Noriega, Kannemann e Marlon; Cuéllar, Dodi (André) e Edenílson (Pavón); Cristian Olivera (Aravena), Braithwaite (Cristaldo) e Carlos Vinícius (Wagner Leonardo). Técnico: Mano Menezes.
GOLS - Arrascaeta, aos 7, e Tiago Volpi (pênalti), aos 39 minutos do segundo tempo.
CARTÕES AMARELOS - Léo Ortiz (Flamengo); Kannemann e Dodi (Grêmio).
ÁRBITRO - Paulo César Zanovelli da Silva (MG).
RENDA - R$ 4.995.950,00.
PÚBLICO - 69.447 presentes.
LOCAL - Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ).
