
De olho na próxima temporada, o Flamengo começou a traçar os primeiros passos para reforçar o elenco em 2026 e tem como alvo o goleiro Gabriel Brazão, do Santos. Aos 25 anos, o jogador é um dos principais destaques do clube paulista em 2025, mesmo com a má fase do time na Série A. A negociação, no entanto, é considerada complicada, especialmente pelos altos valores envolvidos.
O Santos ainda não abriu negociação e deve aguardar o encerramento do Campeonato Brasileiro para discutir questões contratuais com o elenco. A multa rescisória de Brazão para o mercado nacional é de 70 milhões de euros — aproximadamente R$ 432 milhões na cotação atual —, valor que, segundo o clube, garante segurança diante do interesse de rivais brasileiros.
Mesmo com o Santos lutando contra o rebaixamento, Gabriel Brazão teve uma temporada sólida. Ele disputou 51 partidas em 2025 e saiu de campo sem sofrer gols em 11 delas. Contratado em fevereiro do ano passado para a disputa da Série B, ele rapidamente se firmou como titular e peça importante do elenco. Seu contrato atual vai até o fim de 2024.
Revelado pelo Cruzeiro, Brazão saiu do Brasil ainda jovem, aos 18 anos, para jogar no Parma, da Itália. Em seguida, passou por clubes como Inter de Milão, além de equipes de menor expressão na Itália e na Espanha. Retornou ao futebol brasileiro com a camisa do Cruzeiro, mas sofreu uma lesão no joelho que atrapalhou sua sequência.
Com risco de rebaixamento, o Santos ainda tem decisões importantes pela frente no Brasileirão. O clube enfrenta o já rebaixado Juventude nesta quarta-feira (3), em Caxias do Sul, em jogo decisivo para tentar garantir a permanência na elite do futebol nacional.
Enquanto isso, o Flamengo, que já garantiu a taça da Libertadores e está próximo de vencer também o Brasileirão, busca nomes para fortalecer o elenco. A posição de goleiro está entre as prioridades, especialmente pensando em possíveis saídas e a necessidade de renovar algumas peças do grupo para 2026.

