
O Flamengo entra em campo nesta quarta-feira (10), às 13h (horário de MS), para sua estreia na Copa Intercontinental. O adversário é o Cruz Azul, do México, no duelo que a Fifa batizou como “Derby das Américas”. A partida, válida pela segunda fase do torneio, será disputada no Estádio Ahmad bin Ali, em Al Rayyan, a cerca de 20 quilômetros de Doha.
O confronto reúne equipes que chegam ao Catar em ritmos bem distintos. O Cruz Azul desembarcou menos de 48 horas antes do jogo, carregando o desgaste da eliminação na semifinal do Torneio Apertura. A presença no Intercontinental foi garantida após a conquista da Copa dos Campeões da Concacaf. A equipe costuma atuar com três zagueiros e tem no atacante Gabriel “Toro” Fernández seu principal goleador na temporada.
O Flamengo, por outro lado, conseguiu viajar antes e ajustar a preparação com mais calma. O elenco chegou ao país no domingo, depois de poupar titulares na última rodada do Brasileirão. A equipe de Filipe Luís tem apenas um desfalque, o atacante Pedro, e carrega o embalo de uma temporada marcada pelos títulos da Libertadores e do Campeonato Brasileiro.
Mesmo sendo uma partida de quartas de final, a Fifa decidiu entregar troféus e medalhas em todos os jogos como estratégia de valorização do torneio após o lançamento do novo Mundial de Clubes. Assim, o clássico continental desta quarta também vale o troféu do “Derby das Américas”.

