
O Flamengo lutou até o fim, mas acabou ficando com o vice-campeonato da Copa Intercontinental após ser superado pelo Paris Saint-Germain nos pênaltis, nesta quarta-feira (17), no Estádio Ahmad bin Ali, em Al Rayyan, no Catar. Após empate por 1 a 1 no tempo normal e na prorrogação, o goleiro russo Safonov foi decisivo, defendendo quatro cobranças e garantindo o título inédito para o PSG.
No primeiro tempo, o PSG foi dominante, controlou o jogo e abriu o placar com Kvaratskhelia após falha de Rossi, goleiro rubro-negro. O Flamengo encontrou dificuldades para criar, mas cresceu no segundo tempo após um pênalti cometido por Marquinhos em Arrascaeta, que resultou no gol de empate de Jorginho. O time carioca ganhou confiança, ameaçou em contra-ataques, mas não conseguiu virar o placar.
A prorrogação foi marcada por equilíbrio, com o PSG pressionando nos minutos finais, mas desperdiçando chances por excesso de passes próximos à área. O empate persistiu, levando a decisão para os pênaltis.
O goleiro Safonov foi o grande nome das penalidades, defendendo quatro cobranças do Flamengo e selando a conquista inédita do time francês, que fecha 2025 com um ano histórico: além da Copa Intercontinental, o PSG também venceu Champions League, Campeonato Francês, Supercopa da França, Copa da França e Supercopa da Europa.
Com atuações seguras dos goleiros e defesas cruciais nos pênaltis, a final será lembrada pelo equilíbrio em campo e pela frieza do PSG na hora decisiva. Para o Flamengo, ficou a frustração pela derrota, mas também o reconhecimento pela campanha até a final.
Ficha do jogo
PSG 1 (2) x 1 (1) Flamengo
Gols: Kvaratskhelia (PSG) aos 37 do 1ºT; Jorginho (Flamengo) aos 16 do 2ºT
Local: Estádio Ahmad bin Ali, Al Rayyan, Catar
Público: 32.150
Árbitro: Ismail Elfath (EUA)PSG: Safonov; Zaïre-Emery, Marquinhos, Pacho, Nuno Mendes; Vitinha, João Neves; Fabián Ruiz (Ndjantou), Lee Kang-In (Mayulu/Barcola); Kvaratskhelia (Mbaye), Doué (Dembélé). Técnico: Luis Enrique.
Flamengo: Rossi; Varela, Léo Ortiz, Léo Pereira, Alex Sandro; Pulgar (De La Cruz), Jorginho (Saúl), Arrascaeta (Everton); Carrascal (Pedro), Bruno Henrique (Luiz Araújo), Plata (Samuel Lino). Técnico: Filipe Luís.
Cartões amarelos: Fabián Ruiz, Vitinha, Alex Sandro, Jorginho, Pulgar, Plata, Saúl, Juninho.

