
O Flamengo está próximo de concretizar o retorno de Lucas Paquetá e pode protagonizar a maior negociação da história do futebol brasileiro. O clube carioca chegou a um acordo verbal com o West Ham, da Inglaterra, para a contratação do meia de 28 anos, formado nas categorias de base do Rubro-Negro.
Segundo informações do portal britânico Sky Sports News, o Flamengo terá de desembolsar cerca de 35,8 milhões de libras, valor equivalente a aproximadamente R$ 258,8 milhões na cotação atual. Caso a transferência seja finalizada, o montante supera a compra do volante Gerson pelo Cruzeiro, realizada neste ano por R$ 187 milhões.
Revelado pelo Flamengo, Paquetá foi promovido ao time profissional em 2016 e rapidamente ganhou espaço. Dois anos depois, foi negociado com o Milan, iniciando sua trajetória no futebol europeu. Na sequência, defendeu o Lyon antes de chegar ao West Ham, em 2022, onde atua desde então.
Além da experiência em clubes de alto nível, o meia soma passagens relevantes pela seleção brasileira. Paquetá disputou a Copa do Mundo de 2022, participou de três edições da Copa América e acumula 61 partidas com a camisa do Brasil.
Possível encaixe no time de Filipe Luís - O retorno de Paquetá amplia as alternativas do técnico Filipe Luís, que encerrou a última temporada com os títulos do Campeonato Brasileiro e da Libertadores, além do vice-campeonato da Copa Intercontinental da Fifa. Na final contra o PSG, o treinador utilizou um meio-campo com Jorginho e Erick Pulgar à frente da defesa e Arrascaeta na função de criação.
Com a chegada de Paquetá, o jogador poderia atuar ao lado de Jorginho, dividindo a responsabilidade pela construção das jogadas com Arrascaeta. Outra possibilidade seria a utilização do meia como um camisa 8, com chegada frequente à área e capacidade de abrir jogadas pelos lados do campo.
Há ainda a opção de Paquetá atuar mais aberto pela esquerda, função atualmente exercida por Jorge Carrascal. Na atual temporada europeia, o brasileiro soma quatro gols e uma assistência em 18 partidas.
Com base nas opções disponíveis, uma formação projetada do Flamengo teria: Agustín Rossi; Guillermo Varela, Léo Ortiz, Léo Pereira e Alex Sandro; Jorginho, Lucas Paquetá e Arrascaeta; Luiz Araújo, Jorge Carrascal e Pedro.
Momento delicado no Estadual - A possível chegada de Paquetá ocorre em meio a um início de temporada instável do Flamengo. Em 2026, o clube optou por começar o Campeonato Carioca com a equipe sub-20 e, neste momento, ocupa a quinta colocação do Grupo B.
A posição coloca o Rubro-Negro no quadrangular do rebaixamento do estadual. Atualmente, o Flamengo está à frente apenas de Noroeste e Ponte Preta, cenário que aumenta a pressão por reforços e resultados no curto prazo.
