
A Conmebol anunciou nesta quinta-feira (11) que a final da Copa Sul-Americana, que seria realizada em Santa Cruz de la Sierra, Bolívia, será transferida para Assunção, no Paraguai. A data do confronto permanece 22 de novembro.

Segundo a entidade, a decisão foi motivada pelas reformas no estádio "Tahuichi" Ramon Aguilera, que não teriam prazo hábil para conclusão. "O relatório técnico é categórico ao apontar que não há mais tempo hábil para a conclusão das obras, tendo sido esgotados todos os prazos razoáveis", afirma o comunicado.
A Conmebol destacou ainda que a mudança visa preservar o alto padrão da final e garantir a excelência do evento para torcedores, clubes, patrocinadores e marcas associadas. Uma inspeção recente na arena boliviana revelou que o cronograma de obras estava atrasado, comprometendo a realização do jogo.
A capital paraguaia foi escolhida considerando infraestrutura e experiência para sediar finais únicas. A Conmebol já iniciou tratativas com o governo do Paraguai e a Associação Paraguaia de Futebol (APF) para organizar o evento, mas o estádio ainda não foi definido.
No torneio, Atlético-MG e Fluminense representam o Brasil. O Fluminense enfrenta o Lanús, da Argentina, na ida das quartas de final em 16 de setembro, decidindo a vaga em casa uma semana depois. Já o Atlético-MG visita La Paz no dia 17 e joga a volta em Belo Horizonte, em 24 de setembro.
