Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
04 de dezembro de 2025 - 08h08
TCE
ESPORTE

Filipe Luís iguala Jorge Jesus ao conquistar quinto título em um ano no Flamengo

Técnico celebra marca, rejeita comparação entre treinadores por nacionalidade e destaca impacto de Guanaes e do Mirassol na temporada

4 dezembro 2025 - 07h50Redação
Filipe Luís chegou ao quinto título no comando do Flamengo em um ano
Filipe Luís chegou ao quinto título no comando do Flamengo em um ano - (Foto: Adriano Fontes/Flamengo)

A conquista do Campeonato Brasileiro após a vitória por 1 a 0 sobre o Ceará, na noite desta quarta-feira, consolidou Filipe Luís no topo das campanhas recentes do Flamengo. Em seu primeiro ano completo como treinador, ele alcançou cinco títulos e igualou o feito de Jorge Jesus, que dirigiu o clube entre 2019 e 2020.

Canal WhatsApp

Mais do que a marca histórica, Filipe aproveitou o momento para defender que o desempenho de um treinador não pode ser reduzido à sua nacionalidade. Ele citou nomes como Jorge Jesus, Abel Ferreira e Artur Jorge — referências entre os estrangeiros em atividade recente no país —, mas destacou outro técnico como o mais influente da temporada.

“Quem estuda não tem passaporte. Se você estuda, você é capaz de aplicar esse conhecimento onde quer que esteja. Neste ano, para mim, o melhor foi o Guanaes”, afirmou, ao elogiar o trabalho do treinador do Mirassol, que chega à rodada final ocupando a quarta posição, com 66 pontos. Filipe classificou o time paulista como “autoral” e “difícil de copiar”.

A comparação com Jesus, inevitável diante dos números, ficou restrita aos títulos. Enquanto o português empilhou cinco conquistas entre 2019 e 2020 — Libertadores, Brasileirão, Supercopa, Recopa e Carioca —, Filipe repetiu o total com Copa do Brasil (2024), Campeonato Carioca (2025), Supercopa (2025), Libertadores (2025) e Brasileirão (2025).

O treinador também reconheceu a própria evolução no comando da equipe. Segundo ele, mudanças internas e ajustes no trato com o elenco foram determinantes nos períodos mais instáveis da temporada. “Mudei bastante do ano passado para cá. Minha forma de agir no dia a dia também mudou, assim como os jogadores. Houve turbulência quando o bom futebol não apareceu”, disse.

Apesar disso, Filipe fez questão de dividir o mérito com o grupo: “Tenho um elenco que fez com que eu fosse campeão. Tentei dar tudo mastigado para eles, mas, dentro de campo, eles foram e são os melhores”.

O desempenho rubro-negro repercutiu fora do país. O jornal espanhol As descreveu o treinador como “Rei do Brasil” e ressaltou que ele conseguiu reorganizar o clube em meio a uma sequência de fracassos no comando técnico. Segundo a publicação, o Flamengo vivia um cenário de instabilidade com quatro treinadores em duas temporadas até a aposta no ex-lateral.

O time ainda enfrenta o Mirassol pelo Brasileirão no fim de semana — partida que pode ser antecipada para sábado — antes do embarque para a disputa da Copa Intercontinental, contra o Cruz Azul, na próxima semana.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop