
A Copa do Mundo de 2026 ganhou mais um capítulo nesta terça-feira (25), com o anúncio oficial da Fifa sobre a distribuição das seleções nos potes do sorteio dos grupos. A competição será realizada em três países: Canadá, Estados Unidos e México, e contará com 48 seleções pela primeira vez na história. O sorteio está marcado para o dia 5 de dezembro, em Washington (EUA).
O Brasil, comandado por Carlo Ancelotti, integra o pote 1 e será um dos cabeças de chave do Mundial. Além da seleção brasileira, estão no mesmo grupo os três anfitriões do torneio, Canadá, México e Estados Unidos, que já têm seus grupos previamente definidos. O México liderará o grupo A, o Canadá o grupo B e os Estados Unidos o grupo D.
A definição dos potes levou em consideração o ranking mais recente da Fifa. O regulamento prevê que cada grupo será formado por quatro seleções, com um representante de cada confederação continental, com exceção da Uefa, que poderá ter até duas seleções por grupo.
A entidade também estabeleceu que as quatro seleções com melhor posição no ranking ficarão em lados opostos do chaveamento, de forma alternada: a mais bem ranqueada será alocada no lado A, a segunda no lado B, a terceira volta ao A e a quarta novamente ao B. Neste cenário, as seleções que se encaixam nesses critérios são: Espanha, Argentina, França e Inglaterra, todas presentes no pote 1.
Ao todo, 42 das 48 seleções já estão classificadas. As seis vagas restantes serão preenchidas após as repescagens europeias e intercontinentais, marcadas para março de 2026. Os times vindos desses confrontos serão incluídos no pote 4, que reúne as equipes consideradas de menor ranqueamento.
Nesta edição ampliada da Copa, os 12 grupos terão quatro seleções cada. Os dois melhores de cada grupo avançam diretamente ao mata-mata, além dos oito melhores terceiros colocados, o que torna a fase eliminatória ainda mais extensa e competitiva.
Confira como ficaram os potes do sorteio da Copa do Mundo de 2026
- Pote 1: Canadá, México, Estados Unidos, Espanha, Argentina, França, Inglaterra, Brasil, Portugal, Holanda, Bélgica, Alemanha
- Pote 2: Croácia, Marrocos, Colômbia, Uruguai, Suíça, Japão, Senegal, Irã, Coreia do Sul, Equador, Áustria, Austrália
- Pote 3: Noruega, Panamá, Egito, Argélia, Escócia, Paraguai, Tunísia, Costa do Marfim, Uzbequistão, Catar, Arábia Saudita, África do Sul
- Pote 4: Jordânia, Cabo Verde, Gana, Curaçao, Haiti, Nova Zelândia, Repescagem Europa A, Repescagem Europa B, Repescagem Europa C, Repescagem Europa D, Repescagem Intercontinental 1, Repescagem Intercontinental 2
Com a nova estrutura do torneio, a expectativa é de uma competição ainda mais dinâmica e com maior diversidade de seleções — algo que a Fifa tem promovido como estratégia de globalização do futebol. O sorteio dos grupos promete ser um dos momentos mais aguardados da preparação para o Mundial.


