
A organização das competições estaduais de 2026 começa a ganhar forma na próxima semana. A Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS) marcou para o dia 20 de fevereiro duas reuniões técnico-administrativas com dirigentes de clubes para discutir a Seletiva da Copa São Paulo de Juniores 2027 e a Série B do Campeonato Sul-Mato-Grossense.
Os encontros acontecem na sede da entidade, em Campo Grande. Às 9h, a pauta será a Seletiva da Copinha. Às 14h, a discussão se volta à Série B estadual.
De acordo com convite assinado pelo diretor de Competições da FFMS, Marco Tavares, serão debatidos possíveis modelos de disputa, regulamento, tabela, datas de início e término, além de questões administrativas como inscrição de atletas, taxas de arbitragem e atuação de delegados.
Exigências e documentação - As reuniões também terão caráter orientativo. Os clubes serão instruídos sobre a documentação necessária para participação nas competições.
Entre os itens exigidos estão contratos com empresas de segurança privada, serviços de ambulância ou convênio com a Secretaria de Saúde do município para garantir médico e equipe de enfermagem nos jogos, além de alvará de funcionamento dos estádios. No caso da Série B, também são necessários laudos específicos das praças esportivas.
“É um primeiro contato com os representantes dos clubes para orientá-los e já iniciarmos as discussões sobre a competição, que devem ser ratificadas no Conselho Arbitral. Lembrando que a Seletiva para a Copa São Paulo só pode ser disputada por clubes que disputam a Série A ou a Série B do Campeonato Estadual”, explicou Marco Tavares.
Datas previstas - Pelo calendário proposto pela Federação, a Seletiva da Copa São Paulo deve ocorrer entre abril, maio e junho. Já a Série B do Campeonato Sul-Mato-Grossense foi antecipada e tem início previsto para 31 de maio, com término em 23 de agosto. Estão reservadas 13 datas para a competição.
As reuniões marcam o início formal das tratativas para o futebol estadual de 2026, etapa decisiva para clubes que buscam acesso e visibilidade nacional.

