
Campo Grande volta a ser o centro das atenções do futebol de base a partir deste sábado (15), com o início da fase municipal da segunda edição do Festival de Futebol Amador Sub-11. O torneio, que reúne 15 clubes da capital, abre caminho para a disputa estadual no fim do mês e reforça o projeto da Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS) de investir na formação de novos talentos em todo o Estado.
A competição seria aberta na quinta-feira (13), mas a rodada foi adiada por conta do mau tempo na cidade. A nova largada será neste sábado, às 8h, na Arena 67, com jogos envolvendo as equipes da capital. Ao fim desta etapa, os três melhores classificados se juntarão a nove clubes do interior para a fase final, marcada para o dia 29 de novembro, também em Campo Grande.
Os 15 times de Campo Grande foram divididos em quatro grupos:
- Grupo A: Operário FC, Instituto Bola de Ouro, Redenção FC, FC Pantanal
- Grupo B: Grêmio Santo Antônio, EC Flamengo, EC Comercial, CAMS
- Grupo C: MS Fênix FC, União ABC, Escolinha Pelezinho, AA Moreninhas
- Grupo D: Náutico FC, Cefac/Esquerdinha, Vitória EC
Os jogos da fase municipal acontecem em diferentes pontos da cidade. Além da Arena 67, partidas estão agendadas para a Arena ABC e a Associação Médica de Campo Grande, sempre no período da manhã ou à noite.
- Sábado (15): Arena 67 – a partir das 8h
- Segunda-feira (17): Associação Médica – a partir das 18h30
- Terça-feira (18): Arena ABC – 18h30
- Segunda-feira (24): Associação Médica – 18h30
Com a definição dos três melhores clubes da capital, o torneio avança para a fase estadual, que será realizada integralmente no dia 29 de novembro, na Arena 67. Pela manhã serão disputados os jogos da primeira fase e, à tarde, os confrontos eliminatórios até a final.
Estão confirmados na etapa final os seguintes clubes do interior:
- Ubiratan EC
- CR Aquidauana
- CE Aldeia Brejão
- AA Gol Bonito
- São Gabriel EC
- Terenos EC/Falcões
- Maracaju AC
- Aquidauanense FC
- EC Águia Negra
Fortalecer o futebol de base foi uma das promessas do atual presidente da FFMS, Estevão Petrallás. Desde que assumiu, o dirigente tem defendido que o apoio à base é essencial para garantir o futuro do futebol local. “O Festival Sub-11 representa muito mais do que jogos, é a porta de entrada para que nossas crianças vivam o esporte, aprendam valores e deem os primeiros passos dentro do futebol com incentivo e estrutura”, afirma.
Petrallás também destacou o papel das famílias nesse processo de formação. “O fomento que a Federação oferece às categorias de base é fundamental para revelar talentos, fortalecer os clubes e garantir um futuro promissor para o nosso futebol. O Sub-11 é sobre formação, pertencimento e esperança”, conclui.

