
Prefeitura de Campo Grande, por meio da Fundação Municipal de Esportes (Funesp), promoveu na tarde do último sábado (13) o Festival de Ginástica, no Ginásio do Rádio Clube Campo, encerrando as atividades anuais das modalidades de ginástica artística e rítmica do projeto Jovem Talento Esportivo. Participaram crianças e adolescentes de 5 a 18 anos atendidos pela Fundação.
As apresentações foram desenvolvidas exclusivamente para o festival, combinando técnica, expressão corporal, trilhas musicais e efeitos de luz. As coreografias refletiram o resultado de um ano de dedicação, disciplina e aprendizado, acompanhadas pelas equipes técnicas da Funesp.
O projeto oferece aulas de ginástica rítmica nos polos do Parque Jacques da Luz e do Ginásio Guanandizão, e ginástica artística no Centro de Formação de Atletas (CEFAT), ampliando o acesso gratuito ao esporte, promovendo inclusão social e revelando novos talentos na Capital.
Sandro Benites, diretor-presidente da Funesp, destacou o impacto do projeto. “Encerramos um ano com avanços importantes no esporte, valorizando a formação e inclusão de crianças e adolescentes”, afirmou. Adenízia Julião, coordenadora da ginástica rítmica, reforçou que o festival marca o fechamento de um ciclo, reunindo o resultado de meses de treinamento.
O festival também evidenciou o efeito do projeto na vida das famílias e alunos. Pais destacaram o acolhimento de crianças com deficiência e transtorno do espectro autista, além do primeiro contato com o esporte para muitos alunos, que teve impacto social e educativo.
O evento contou com apoio da Federação de Ginástica Artística de Mato Grosso do Sul, da Confederação Brasileira de Ginástica, da Associação Desportiva de Ginástica de MS (ADGIMS) e do Rádio Clube, que cedeu o ginásio para a realização do festival.

