
A Ferrari vai celebrar os 50 anos do primeiro título mundial de Niki Lauda neste final de semana no GP de Monza, na Itália. Os carros SF-25 de Charles Leclerc e Lewis Hamilton receberão um visual especial, com destaque para o branco nas tampas do motor, números e calotas retrô, além do tradicional vermelho da época.

O design remete à Ferrari 312T, modelo conduzido por Lauda em 1975, que garantiu ao austríaco o primeiro campeonato mundial e também o título do Mundial de Construtores. O layout especial, divulgado pela equipe nesta quarta-feira, inclui ainda duas faixas laterais com os nomes dos pilotos.
Além dos carros, os uniformes da equipe, macacões, capacetes e sapatilhas, também foram adaptados, seguindo o estilo da década de 1970.
Na história da Fórmula 1, Lauda teve como rival principal o brasileiro Emerson Fittipaldi em 1975. O austríaco conquistou novamente o título pela Ferrari em 1977 e finalizou a carreira com um terceiro campeonato pela McLaren em 1984. Ao longo da carreira, Lauda acumulou 25 vitórias, 24 poles e 54 pódios, falecendo em 2019 aos 70 anos devido a problemas renais.
Na atual temporada, a McLaren lidera o Mundial de Construtores com 584 pontos, enquanto a Ferrari ocupa a segunda posição, com 260 pontos.
A Fórmula 1 retorna às pistas neste fim de semana para a disputa do tradicional GP de Monza, onde a homenagem a Lauda promete atrair a atenção de fãs e entusiastas da história da categoria.
