
A Federação Espanhola de Futebol (RFEF) notificou oficialmente a Uefa, nesta segunda-feira (9), sobre a intenção de realizar o jogo entre Barcelona e Villarreal em Miami, nos Estados Unidos. A partida está programada para o dia 20 de dezembro e faz parte da 17ª rodada do Campeonato Espanhol.

O pedido partiu dos próprios clubes e conta com apoio da LaLiga, que há anos tenta levar jogos do campeonato para o exterior como forma de expansão global da marca. Segundo o jornal Marca, a decisão será analisada na próxima quinta-feira (12) em reunião do Comitê Executivo da Uefa. No entanto, fontes afirmam que a base legal dada pela Fifa e o aval da RFEF já seriam suficientes para viabilizar o confronto internacional.
O palco da partida será o Hard Rock Stadium, em Miami, casa do time de futebol americano Miami Dolphins e conhecido por receber eventos esportivos e shows internacionais.
Se concretizado, o jogo marcará a primeira partida oficial da LaLiga fora do continente europeu. A única possibilidade de veto viria do Conselho Superior de Esportes da Espanha, mas, até o momento, não há sinais de oposição firme por parte do órgão.
Com três rodadas disputadas no Campeonato Espanhol, Barcelona e Villarreal possuem campanhas idênticas — sete pontos cada — e seguem de perto os líderes Real Madrid e Athletic Bilbao, que têm 100% de aproveitamento.
A iniciativa é parte do esforço de internacionalização da LaLiga e reflete uma tendência crescente no futebol europeu de aproximar os clubes dos fãs estrangeiros, especialmente no mercado norte-americano.
