
A Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS) já começou a definir a Série B do Campeonato Sul-Mato-Grossense 2026, prevista para começar no final de maio. A intenção da entidade é montar uma competição com até 12 clubes, mas o número de times interessados supera esse total.
Nos últimos dias, dirigentes da FFMS, entre eles o presidente Estevão Petrallás e o diretor Marco Tavares, têm conversado com clubes que demonstraram interesse em disputar a Segunda Divisão. Os encontros servem para esclarecer dúvidas sobre estádios, prazos de inscrição e exigências para participar do campeonato.
A Série B já atrai atenção principalmente por sua ligação com outras competições: disputar uma divisão estadual abre caminho para times estarem habilitados em torneios como a Copa São Paulo de Futebol Júnior e também para a Copa MS, que volta ao calendário no último trimestre do ano e dá vaga à Copa do Brasil. Para disputar a Copa MS, porém, o clube precisa ter participado de uma das duas divisões do estadual.
De acordo com o diretor Marco Tavares, até o início desta semana 17 clubes já fizeram a préinscrição, apesar de apenas 12 vagas:
Times de Campo Grande que já manifestaram interesse:
EC Comercial
EC Taveirópolis
Náutico FC
Novo FC
União ABC
EC Campo Grande
De Dourados:
CD Sete de Setembro
Operário AC
Ceart FC
Mato Grosso do Sul FC
Outros interessados no Estado:
SER Chapadão
SE Nova Andradina
Aquidauanense FC
São Gabriel EC
Urso de Mundo Novo
Pantanal FC (Corumbá)
Comercial EC (Três Lagoas)
A FFMS também aguarda sinais de times como Coxim AC, Maracaju AC e representantes de Sidrolândia, Amambai, Paranaíba, Cassilândia e Miranda.
A lista oficial de participantes deve ser consolidada até fevereiro, quando a Federação pretende reunir os clubes para uma orientação técnica. O Conselho Arbitral, que organiza os detalhes da Série B, precisa acontecer até o fim de março, já que a primeira rodada está agendada para 30 e 31 de maio.
Tavares ressaltou que, apesar de o início parecer distante, o tempo é curto e clubes devem agilizar a documentação, são 14 documentos obrigatórios, para garantir uma das vagas. Os times que estiverem com papéis em ordem mais cedo terão vantagem no processo de confirmação.
A Série B de 2026 definirá os clubes que podem subir à primeira divisão em 2027, ocupando as vagas dos rebaixados da Série A, que será disputada entre janeiro e março do ano que vem.

