
O longo jejum da Ferrari na Fórmula 1 voltou a ser alvo de críticas de Luca di Montezemolo, ex-presidente da escuderia italiana. À frente da equipe no último título do Mundial de Construtores, em 2008, ele questionou o atual ambiente nos bastidores de Maranello e ironizou a falta de resultados recentes.
Montezemolo comandava a Ferrari na última conquista da categoria. Naquele ano, a equipe era chefiada por Stefano Domenicali e tinha Felipe Massa e Kimi Räikkönen como pilotos. Desde então, a escuderia não voltou a vencer o campeonato entre as equipes.
Ao comentar a fase atual, o ex-dirigente comparou a situação da Ferrari com o Bologna, clube de futebol do qual é torcedor. Para ele, o cenário vivido pela escuderia torna mais provável que o time volte a ser campeão nacional antes de um novo título na Fórmula 1.
“Quem vai vencer primeiro: o Bologna conquistar o Scudetto ou a Ferrari ganhar o Mundial de Fórmula 1? Com o clima que se vive em Maranello, o Bologna chega antes…”, afirmou Montezemolo em entrevista ao jornalista Leo Turrini.
Na temporada 2025 da Fórmula 1, a Ferrari encerrou o campeonato apenas na quarta colocação do Mundial de Construtores. O título ficou com a McLaren, seguida por Mercedes e Red Bull.
Já o Bologna não conquista o Campeonato Italiano desde 1964, mas viveu um momento recente de destaque ao vencer a Copa da Itália na temporada 2024/2025. Na Supercopa Italiana, disputada no dia 22 de dezembro, a equipe foi derrotada pelo Napoli por 2 a 0 na final.

