
Quatro dias após ser submetido a uma cirurgia para remoção da tireoide, Everton Ribeiro, meia do Bahia, compartilhou com os fãs que está bem, em casa e focado na recuperação. O jogador de 36 anos foi diagnosticado com câncer de tireoide do tipo papilífero — considerado o mais comum e com alto índice de cura. Segundo ele, não será necessário tratamento complementar.

“Já estou em casa me recuperando bem. [...] A cirurgia foi um sucesso, foi feita a retirada total da tireoide e, graças a Deus, recebemos uma notícia ótima: a patologia chegou e vimos que não temos de fazer nenhum tratamento adicional”, explicou o jogador, em vídeo publicado nas redes sociais nesta quinta-feira (9).
Everton também tranquilizou os torcedores sobre sua condição vocal e emocional. A cirurgia não afetou sua fala e ele se mostrou otimista quanto ao futuro: “Tem um período de recuperação, mas com certeza e fé de que voltarei 100%, focado, forte e feliz por jogar futebol”, afirmou.
Do diagnóstico à cirurgia: o papel fundamental da família e do Bahia - O câncer foi identificado a partir de alterações em exames de sangue realizados pelo departamento médico do Bahia. Everton fez questão de reconhecer o trabalho do clube nesse processo.
“Gostaria de agradecer ao departamento médico do Bahia que percebeu essas alterações nos meus exames de sangue de rotina e logo interveio, me direcionando ao que fazer”, disse.
O apoio de sua esposa, Marília, foi decisivo durante todo o processo. Segundo o jogador, ela foi quem encontrou os médicos que o acompanharam e fez questão de buscar todas as informações necessárias para deixá-lo seguro.
“Desde o primeiro dia fez uma correria que nem eu imaginava. Descobriu o doutor Fernando Maluf, foi atrás do que precisava, das informações... Te amo e obrigado por ser o meu suporte”, declarou emocionado.
A operação foi realizada pelo cirurgião Márcio Abraão, com apoio do oncologista Fernando Maluf. Everton destacou a excelência do atendimento e o cuidado recebido durante todo o processo.
“Eu já saí falando, me alimentando muito bem. Ele me deu suporte a todo momento. [...] O doutor Fernando Maluf nos deu tranquilidade desde o primeiro dia e organizou toda a cirurgia. Isso foi muito importante para nós”, afirmou.
Futuro nos gramados deve ser decidido com cautela - Com o Bahia em boa fase no Campeonato Brasileiro, é provável que o retorno do jogador ocorra apenas na próxima temporada, evitando riscos durante a recuperação. A decisão será tomada com cautela, em conjunto com os médicos.
“Traçamos uma meta, um caminho a ser tomado com toda a segurança, no tempo certo”, pontuou o camisa 10, reforçando que seu foco está em voltar com força total.
Everton Ribeiro também fez questão de agradecer aos fãs, amigos, colegas de profissão e à família pelas mensagens de apoio. Com forte componente emocional, suas falas demonstraram gratidão e fé.
“Agradeço a Deus que me deu toda essa força e entendimento de que tudo é para ele, por ele. [...] Que esse momento difícil seja usado de honra e glória dele. Mais um milagre feito em minha vida”, concluiu.
