
O atacante Estêvão, do Chelsea, é apontado como o brasileiro com maior potencial no futebol, ocupando a quarta posição no ranking global de jogadores sub-20 mais promissores, elaborado pelo Observatório do Futebol (CIES). O jovem craque, ex-Palmeiras, é superado apenas por Lamine Yamal, do Barcelona, Pau Cubarsí, também do Barcelona, e Warren Zaïre-Emery, do PSG.

O estudo do CIES é baseado em dois critérios: um índice de desempenho, que analisa dados de jogo, e um índice de experiência, que avalia o tempo de campo e o nível das competições. Estêvão tem se destacado no Chelsea desde sua chegada à Inglaterra e foi eleito o melhor jogador em campo na recente vitória sobre o West Ham. Além disso, o atacante participou da campanha de lançamento do novo uniforme do time para a temporada 2025/2026.
Outros brasileiros também aparecem no ranking: Rayan, do Vasco, ocupa a 18ª posição, e Pedrinho, do Zenit, está na 20ª. Rayan foi criticado por seu técnico, Fernando Diniz, após cometer erros durante a partida contra o Corinthians, embora tenha marcado um gol na derrota do Vasco por 3 a 2.
O top 5 do ranking do CIES é dominado por jovens talentos internacionais, incluindo Yamal, Cubarsí e Zaïre-Emery, enquanto Franco Mastantuono, revelação do River Plate, é o quinto colocado, logo atrás de Estêvão.
Confira o top 20 completo do ranking de potencial:
- Lamine Yamal (Barcelona)
- Pau Cubarsí (Barcelona)
- Warren Zaïre-Emery (PSG)
- Estêvão (Chelsea)
- Franco Mastantuono (Real Madrid)
- Jorrel Hato (Chelsea)
- Roger Fernandes (Braga)
- Myles Lewis-Skelly (Arsenal)
- Geovany Quenda (Sporting)
- Elías Montiel (Pachuca)
- Givairo Read (Feyenoord)
- Jesús Rodríguez (Como)
- Mamadou Sarr (Strasbourg)
- Jobe Bellingham (Borussia Dortmund)
- Ethan Nwaneri (Arsenal)
- Andrija Maksimovic (RB Leipzig)
- Lucas Bergvall (Tottenham)
- Rayan Vitor (Vasco)
- Rodrigo Mora (Porto)
- Pedrinho (Zenit)
