
A pouco mais de um mês da estreia do Campeonato Sul-Mato-Grossense 2026, a Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS) afirma que quase todos os estádios estão prontos, com laudos e contratos obrigatórios em dia. O presidente da entidade, Estevão Petrallás, celebrou o avanço em relação aos anos anteriores, quando as pendências estruturais travavam o início da competição.
“Pela primeira vez, com bastante antecedência da estreia do campeonato, a Federação entrega praticamente todos os laudos do interior já. Todos. E Campo Grande também, que é o Jacques da Luz”, disse Petrallás, em entrevista à TV Educativa.
Nove estádios foram definidos como mando de campo para os clubes em 2026. Oito já estão liberados com todos os documentos aprovados: Noroeste (Aquidauana), Saraivão (Ivinhema), Virotão (Naviraí), Ninho da Águia (Rio Brilhante), Pereirão (Bataguassu), Douradão (Dourados), Laertão (Costa Rica) e Arthur Marinho (Corumbá). O estádio Jacques da Luz, em Campo Grande, aguarda apenas o laudo final de engenharia.
A antecipação do processo é resultado de um trabalho conjunto entre Federação, clubes e órgãos de fiscalização. “O Ministério Público, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar… todos têm acompanhado de perto. Recentemente, recebemos ligação do comando da Polícia Militar elogiando a conduta dos dirigentes e da própria Federação”, afirmou Petrallás.
Ele também citou o estádio Arthur Marinho como símbolo desse novo momento. “Você precisa ver a reforma feita na parte estrutural para proteger o torcedor. Adaptaram com estrutura metálica, pintaram, atenderam tudo o que o Corpo de Bombeiros cobrava há anos e não era feito.”
A partida de abertura será em 18 de janeiro entre Operário e Pantanal, em Campo Grande. O jogo foi antecipado da sétima rodada para ajustar o calendário com a Copa do Brasil. A primeira rodada completa está marcada para os dias 24 e 25 de janeiro.

