
A última rodada das Eliminatórias Europeias para a Copa do Mundo de 2026 confirmou o que já era esperado: Espanha, Bélgica e Suíça carimbaram o passaporte para o Mundial. Mesmo sem empolgar, as três seleções cumpriram o dever nesta terça-feira (18), enquanto Turquia, País de Gales e Kosovo se garantiram na repescagem.
No Grupo E, a Espanha apenas empatou com a Turquia por 2 a 2 em Sevilha, mas manteve a liderança da chave, com 16 pontos. A partida teve início promissor para os donos da casa, que abriram o placar logo aos 4 minutos, com Dani Olmo. No entanto, o ritmo caiu, e os turcos aproveitaram para virar, com gols de Gül e Özcan. O empate espanhol veio com Oyarzabal, aos 17 do segundo tempo. A Turquia, vice-líder com 13 pontos, segue viva na repescagem.
No outro jogo do grupo, a Bulgária bateu a Geórgia por 2 a 1, conquistando seus únicos três pontos na campanha, em duelo de eliminadas.
Pelo Grupo J, a Bélgica não encontrou dificuldades contra Liechtenstein e venceu por 6 a 0, fechando com 18 pontos e saldo expressivo. Vanaken, Doku (duas vezes), Mechele, Saelemaekers e Ketelaere balançaram as redes.
A segunda vaga da chave ficou com o País de Gales, que goleou a Macedônia do Norte por 7 a 1, em Cardiff. Mesmo com a derrota, os macedônios também vão à repescagem, graças ao desempenho na Liga das Nações, mas enfrentarão um rival mais bem posicionado no ranking da Fifa.
No Grupo B, a Suíça confirmou a classificação ao empatar por 1 a 1 com o Kosovo, fora de casa. Vargas abriu o placar para os visitantes e Muslija empatou. O Kosovo vai à repescagem. No outro jogo da chave, Eslovênia e Suécia empataram em 1 a 1 e encerraram suas campanhas sem chances de classificação direta.
Com essas definições, a Europa começa a esboçar o cenário final de suas vagas para a Copa de 2026, que será disputada nos Estados Unidos, México e Canadá. As repescagens ocorrerão em 2026, com 12 seleções europeias disputando três vagas restantes para o torneio.


