
A promessa brasileira Endrick segue sem espaço no Real Madrid. Desde que Xabi Alonso assumiu o comando técnico do clube espanhol, o atacante tem sido deixado de lado e, no último final de semana, sequer foi acionado na derrota por 2 a 0 para o Celta de Vigo, pelo Campeonato Espanhol.
A situação é considerada insustentável por parte da imprensa espanhola. O jornal Mundo Deportivo classificou a fase do jogador como de “ostracismo total” e revelou que Endrick deve ser emprestado ao Lyon, da França, a partir de janeiro de 2026, caso nada mude nas próximas semanas.
“O Real Madrid, contra o Celta, necessitava de gol. Mas Endrick não se moveu do banco de reservas. Entrou Rodrygo, entrou Gonzalo (Garcia)... outros dias entram Brahim (Díaz) ou Mastantuono. Mas Endrick permanece de agasalho e apenas aparece no campo, nem mesmo para aquecer. Xabi Alonso não conta com o brasileiro”, destacou a publicação catalã.
Endrick sequer estava em campo quando protagonizou um novo episódio que agrava sua situação no clube merengue. Revoltado com a atuação do árbitro Quintero González, o brasileiro reclamou da arbitragem e foi expulso mesmo estando no banco de reservas. A punição o deixará fora das próximas duas partidas do Campeonato Espanhol.
“Contra o Celta no Bernabéu, seu estado de ânimo, convertido em raiva, canalizou-se da pior maneira (...) Cartão vermelho direto para Endrick, que agora sabe que também perderá as duas próximas partidas”, completou o Mundo Deportivo.
O jogador, contratado com status de joia do futebol brasileiro, teve mais oportunidades com Carlo Ancelotti, ex-treinador do clube. Segundo o veículo espanhol, “11 minutos em toda a era Xabi Alonso são quase uma humilhação”.
O jornal também comparou a situação de Endrick à passagem frustrada de Vitor Roque pelo Barcelona. O ex-atacante do Athletico Paranaense fez apenas 16 partidas pelo clube catalão antes de ser emprestado ao Real Betis, buscando mais minutos em campo e sequência na carreira.
“Melhor que Xabi Alonso siga sem descobrir o potencial goleador de um jovem atacante brasileiro que começa a se parecer com Vitor Roque no Barça, entre a 'saudade', a desorientação e a tristeza”, escreveu o Mundo Deportivo, em tom crítico.
Aos 18 anos, Endrick foi comprado pelo Real Madrid ainda em 2022, por cerca de 72 milhões de euros (com bônus incluídos), mas só se apresentou ao clube em meados de 2025, após completar a maioridade e encerrar sua passagem pelo Palmeiras. Com grande expectativa da torcida e da diretoria, o atacante agora vive seu momento mais delicado desde que chegou à Europa.


