
A reta final do ciclo para a Copa do Mundo reacende a disputa por espaço na seleção brasileira. Com poucas convocações restantes antes do torneio, jogadores que estavam fora da lista, mas vivem bom momento, passam a ganhar novas chances. É neste cenário que surge o nome de Endrick, atacante emprestado pelo Real Madrid ao Lyon, que atravessa um início de trajetória marcante no futebol francês.
Em apenas três partidas pela equipe francesa, o jogador revelado pelo Palmeiras soma quatro gols e uma assistência. O ponto alto veio neste domingo (25), quando marcou três vezes na vitória do Lyon sobre o Metz, pelo Campeonato Francês, registrando o primeiro hat-trick da carreira profissional.
O desempenho não passou despercebido pela Confederação Brasileira de Futebol. Embora a CBF evite expor avaliações individuais, Endrick está no mesmo nível de monitoramento de outros atletas considerados convocáveis, segundo o coordenador de seleções masculinas, Rodrigo Caetano.
“A gente não avalia nem expõe individualmente as avaliações, que são internas da CBF. O que posso dizer é que ele tem o mesmo acompanhamento dos demais convocáveis”, afirmou Caetano, em entrevista ao Estadão. O dirigente destacou que o atacante segue no radar da comissão técnica. “O Endrick já esteve na seleção, já foi convocado, já foi jogador do mister (Carlo Ancelotti) e tem o mesmo nível de avaliação dos demais”, completou.
De acordo com Caetano, profissionais da CBF estão atualmente na Europa acompanhando de perto diversas competições. O Campeonato Francês está incluído nesse mapeamento, justamente pela presença de Endrick e de outros brasileiros em atividade no país.
A ligação do atacante com a seleção passa também pelo histórico recente no Real Madrid. Endrick chegou ao clube espanhol quando Carlo Ancelotti ainda era o treinador e, mesmo sem status de titular, teve mais oportunidades do que na fase seguinte, sob o comando de Xabi Alonso. O técnico espanhol acabou demitido há duas semanas e deu lugar a Álvaro Arbeloa, ex-zagueiro do clube e então treinador do Castilla.
Sem espaço no elenco principal do Real Madrid, Endrick foi emprestado ao Lyon até o fim da atual temporada europeia. No clube espanhol, ele disputa posição com Gonzalo García, atacante formado na base merengue que vinha recebendo mais minutos em campo.
