Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
08 de outubro de 2025 - 18h15
DP-Barros---Parabens-MS
COPA DO MUNDO

Egito garante vaga na Copa de 2026 com show de Salah e volta após oito anos

Com dois gols do astro do Liverpool, seleção africana vence Djibuti por 3 a 0 e se junta a Marrocos e Tunísia entre os classificados

8 outubro 2025 - 15h35
Mohamed Salah marcou dois gols e liderou o Egito à classificação para a Copa do Mundo de 2026
Mohamed Salah marcou dois gols e liderou o Egito à classificação para a Copa do Mundo de 2026 - Foto: Mohamed ABD El Ghany

A seleção do Egito está de volta à Copa do Mundo, após oito anos de ausência. A confirmação da vaga para a edição de 2026 veio nesta quarta-feira (9), com uma vitória tranquila por 3 a 0 sobre Djibuti, em partida válida pelas Eliminatórias Africanas, realizada em Casablanca, no Marrocos. O destaque da partida foi o atacante Mohamed Salah, autor de dois dos três gols egípcios.

Canal WhatsApp

Com o resultado, o Egito alcançou 23 pontos, abrindo cinco de vantagem sobre a vice-líder Burkina Faso, faltando apenas uma rodada para o fim da fase classificatória. Os egípcios já haviam deixado escapar a classificação na rodada anterior ao empatar sem gols fora de casa contra Burkina Faso. Mas desta vez, com futebol envolvente e apoio do camisa 10, os “Faraós” garantiram a vaga com autoridade.

Essa será a quarta participação do Egito em Copas do Mundo — as anteriores foram em 1934, 1990 e 2018. A equipe não participou da edição mais recente, no Catar, em 2022, após ser eliminada nos pênaltis por Senegal, em confronto direto pela vaga. A Copa de 2026 será realizada em três países pela primeira vez: Estados Unidos, México e Canadá, e terá o formato ampliado para 48 seleções, o que aumenta as chances para países do segundo escalão do futebol mundial.

Goleada e brilho de Salah - A classificação do Egito foi definida ainda no primeiro tempo. Aos 13 minutos, Adel abriu o placar de cabeça e, logo depois, Mohamed Salah ampliou com um chute rasteiro, colocando os egípcios em posição confortável. O segundo tempo foi marcado por uma postura mais cautelosa do time, que ainda viu Salah brilhar novamente: em jogada de contra-ataque, ele dominou e, com um toque sutil de primeira, marcou o terceiro gol da equipe e o segundo dele na partida.

Apesar da atuação convincente, o estádio estava praticamente vazio, o que resultou em uma comemoração discreta. Mas o momento é histórico para os egípcios, que celebram o retorno à principal competição do futebol mundial.

Com a vaga garantida, o Egito se junta a Marrocos e Tunísia, outras seleções africanas já classificadas na rodada anterior. Ao todo, 19 seleções já estão confirmadas na Copa de 2026, que marcará a estreia do novo formato da FIFA com 48 países.

Outra seleção que ficou muito próxima da classificação foi Gana, que goleou a República Centro-Africana por 5 a 0 como visitante. Os gols foram marcados por Salisu, Partey, Djikue, Ayew e Sulemana. Apesar do placar expressivo, a vaga ainda não está garantida, já que Madagáscar venceu Comores por 2 a 1 e manteve viva a disputa. Com 22 pontos, Gana lidera seu grupo e precisa de apenas um empate contra Comores no domingo para selar a classificação.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop