
Saiba Mais
- RECORDE MUNDIAL
Duplantis conquista o bicampeonato olímpico no salto com vara batendo seu recorde mundial
- ESPORTE
Campeão olímpico no salto com vara, Thiago Braz é suspenso preventivamente por doping
- ESPORTE
Duplantis quebra recorde outdoor do salto com vara em Estocolmo; Thiago Braz é 3º
- CAMPEONATO DE ATLETISMO
Duplantis bate novo recorde mundial no salto com vara; Thiago Braz é prata
O sueco Armand Duplantis, de 24 anos, consagrou-se novamente como o grande nome do atletismo ao conquistar o bicampeonato olímpico no salto com vara nos Jogos Olímpicos de Paris-2024. No Stade de France, Duplantis não apenas garantiu a medalha de ouro, mas também superou o recorde olímpico do brasileiro Thiago Braz, de 6,03m, com um salto de 6,10m. Em sua última tentativa, ele fez história ao bater seu próprio recorde mundial, alcançando 6,25m.

Desempenho histórico - Duplantis, único atleta a superar os 6 metros nesta competição, subiu ao lugar mais alto do pódio. A prata ficou com o americano Sam Kendricks, enquanto o grego Emmanouíl Karalis levou o bronze, ambos com a marca de 5,95m.
Na fase de qualificação, Duplantis avançou à final com a melhor marca, saltando 5,75m em sua única tentativa. Outros destaques foram Karalis e o filipino Ernest John Obiena, que também garantiram suas vagas com apenas um salto.
Final emocionante - Na final, Sam Kendricks e outros favoritos como o alemão Bo Kanda Baehre e o grego Karalis destacaram-se ao superar a marca de 5,70m. Duplantis, por sua vez, abriu mão de saltar 5,80m, iniciando sua série de saltos em 5,85m.
Kendricks conseguiu passar 5,90m em sua última tentativa, mas tanto ele quanto Karalis não conseguiram superar os 6 metros. Duplantis, por outro lado, passou pelos 6 metros com facilidade, garantindo o ouro. Ele então superou os 6,10m, batendo o recorde olímpico anterior de Thiago Braz.
Recorde mundial - Com o ouro garantido e o recorde olímpico batido, Duplantis mirou seu próprio recorde mundial de 6,24m. Após falhar nas duas primeiras tentativas, ele conseguiu superar a marca de 6,25m em sua última tentativa, celebrando com um abraço emocionado em sua esposa e sendo ovacionado pelo público e seus competidores.
Participação brasileira - O Brasil também teve destaque no atletismo com Renan Correa, que competiu nos 200 metros e garantiu um lugar na semifinal ao terminar em terceiro em sua bateria, com o tempo de 20s41. A disputa pela vaga na final, valendo medalha, está marcada para quarta-feira.
