Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
18 de fevereiro de 2026 - 12h21
LUTO NO BASQUE

Lenda da NBA, técnico Doug Moe morre aos 87 anos vítima de câncer

Ex-treinador revolucionou estilo de jogo nos Nuggets, Spurs e 76ers e soma mais de 600 vitórias na liga

18 fevereiro 2026 - 10h25
Doug Moe comanda o Denver Nuggets à beira da quadra: técnico foi símbolo do estilo ofensivo e rápido que marcou a NBA nos anos 80.
Doug Moe comanda o Denver Nuggets à beira da quadra: técnico foi símbolo do estilo ofensivo e rápido que marcou a NBA nos anos 80. - (Foto: Imagem Ilustrativa/A Critica)

Dias depois do All-Star Game, a NBA se despediu de um de seus técnicos mais influentes. Doug Moe, ex-jogador e ex-treinador do Denver Nuggets, morreu nesta quarta-feira, aos 87 anos, vítima de câncer. Ele estava aposentado, mas seguia reconhecido como um dos grandes responsáveis por popularizar o basquete rápido e ofensivo que marcou os anos 1980 e ajudou a moldar o jogo moderno.

Canal WhatsApp

Moe construiu sua maior obra à beira da quadra em Denver. Pelos Nuggets, somou 432 vitórias, é o segundo treinador com mais triunfos na história da franquia e levou o time à final da Conferência Oeste em 1985, quando foi derrotado pelo Los Angeles Lakers. Em 1988, foi eleito Técnico do Ano da NBA.

Em nota, a liga descreveu Moe como um “técnico pioneiro”, destacando sua defesa de um estilo de jogo acelerado e dinâmico, com forte ênfase no ataque e movimentação constante. Suas equipes em Denver lideraram a NBA em pontuação por cinco temporadas seguidas no início da década de 80, com um ataque baseado em leitura de jogo, improviso e pouca utilização de jogadas ensaiadas tradicionais.

Antes de virar técnico, Moe foi jogador de destaque na antiga ABA (liga que daria origem à NBA), onde chegou a ser All-Star e campeão. Já como treinador principal, comandou Nuggets, San Antonio Spurs e Philadelphia 76ers em 15 temporadas, acumulando 628 vitórias e 529 derrotas. Faltou apenas o título para coroar uma carreira marcada pela inovação e pelo espetáculo em quadra.

O Denver Nuggets afirmou estar “devastado” com a morte de seu ex-treinador e ressaltou que Moe foi o líder de uma das décadas mais vitoriosas e empolgantes da história da franquia. O clube informou ainda que suas 432 vitórias como técnico serão eternizadas no alto da arena, em homenagem ao legado deixado em Colorado.

A franquia também manifestou condolências à esposa de Doug, Jane, ao filho David e demais familiares, e prometeu recordar o técnico no próximo jogo em casa.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop