
A Conmebol confirmou as emissoras que vão transmitir a Copa Libertadores da América a partir de 2027, com contratos válidos até 2030. Depois de cerca de dez meses de análise, a entidade sulamericana que organiza o torneio levou em conta propostas técnicas e financeiras para escolher os vencedores.
No sistema de transmissão tradicional, o Grupo Globo manterá a exibição dos jogos na TV aberta, enquanto a ESPN (do grupo Disney) seguirá com os direitos na TV fechada. Esse mesmo arranjo de distribuição de sinal também valerá para a Recopa SulAmericana, outra competição de clubes da Conmebol.
Streaming, internet e mudanças à vista - Na internet, a Conmebol definiu que a TNT Sports ficará responsável por distribuir os melhores momentos dos jogos da Libertadores a partir de 2027. Até aqui, esse tipo de conteúdo tem sido exibido pela CazéTV no YouTube, mas a partir do novo ciclo haverá mudança na plataforma que explorará esse segmento.
Um dos destaques da licitação foi a ausência da renovação do contrato com a plataforma Paramount+. A empresa, que detém os direitos de transmissão do torneio até 2026 e transmite a competição desde 2023, chegou a enviar proposta para seguir no ciclo 20272030, mas a Conmebol não aprovou os termos apresentados.
A definição das emissoras ocorre num momento de reconfiguração no mercado de mídia esportiva, com movimentos recentes como a venda dos ativos da Warner Bros. Discovery, incluindo o estúdio cinematográfico e a operação da HBO, para a Netflix, mas que não impactam diretamente os direitos da Libertadores neste novo ciclo.

