
O Brasil voltará a ter um representante no grid da MotoGP, principal categoria da motovelocidade mundial, a partir de 2026. A Honda LCR Team anunciou nesta terça-feira (14) a contratação do jovem Diogo Moreira, de 21 anos, encerrando um hiato de quase duas décadas desde a aposentadoria de Alexandre Barros, último brasileiro a competir na elite da motovelocidade, em 2007.

“Diogo Moreira se juntará à Honda LCR Team para a temporada de 2026 da MotoGP. Após uma atuação de destaque na Moto2, onde foi eleito o Estreante do Ano em 2024, o brasileiro chega com um histórico impressionante. Uma estrela em ascensão pronta para causar impacto na categoria principal”, afirmou a equipe em comunicado oficial.
Nascido em Guarulhos (SP), Diogo iniciou sua trajetória nas pistas ainda na infância. Estreou profissionalmente na Europa em 2019, disputando a Talent Cup do Campeonato Espanhol. Desde então, seu desempenho tem chamado atenção internacionalmente. Em 2024, ele brilhou na Moto2 e foi eleito o Estreante do Ano, o que despertou o interesse de diversas equipes da MotoGP.
A Honda saiu na frente na disputa e garantiu o brasileiro com um contrato de múltiplos anos, reafirmando seu compromisso com o desenvolvimento de novos talentos. “Toda a equipe Honda LCR está entusiasmada por começar esta nova jornada com o talentoso Diogo Moreira. Bem-vindo ao time, Diogo”, completou o time.
Em 2026, Diogo dividirá a garagem com o experiente francês Johann Zarco, de 35 anos, que renovou com a equipe até 2027. Será uma parceria que promete aliar juventude e experiência.
Apesar da grande conquista, Diogo terá de abrir mão do número 10, usado ao longo da carreira, pois o numeral já pertence a Luca Marini, da equipe oficial da Honda HRC. Ainda não foi informado qual número o brasileiro usará em sua estreia na categoria máxima.
Nas redes sociais, Diogo celebrou a conquista com empolgação. “Eu sou Diogo Moreira e vou correr pela MotoGP”, publicou. A estreia do piloto marcará o retorno do Brasil a um dos palcos mais importantes do esporte a motor, alimentando a esperança de novos talentos nacionais nas pistas internacionais.
