
Mato Grosso do Sul será representado por uma delegação com 106 estudantes-atletas na etapa nacional das Paralimpíadas Escolares 2025, que acontece entre os dias 17 e 29 de novembro, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. O evento reúne jovens com deficiência de 11 a 17 anos e é considerado a maior competição esportiva escolar do mundo voltada ao paradesporto.
A delegação sul-mato-grossense compete nas seguintes modalidades: atletismo (55 atletas), bocha (10), futebol PC (10), goalball (3), halterofilismo (2), judô (5), parabadminton (8), natação (4) e tênis de mesa (9). Os atletas vêm de 17 municípios: Alcinópolis, Amambai, Aquidauana, Bela Vista, Campo Grande, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corumbá, Deodápolis, Dourados, Nova Andradina, Ponta Porã, Rio Brilhante, São Gabriel do Oeste, Sidrolândia, Sonora e Três Lagoas.
A competição é organizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e a participação do estado conta com o apoio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de MS) e da Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura).
Em 2024, Mato Grosso do Sul alcançou a quinta colocação geral na competição. Segundo o diretor de Excelência e Capacitação Esportiva da Fundesporte, Leandro Fonseca, o objetivo agora é manter o Estado entre os cinco melhores do país. “Realizamos semanas intensivas de treinamentos, o que garante uma melhoria na participação dos atletas na competição”, destacou.
Anne Thalita, responsável pelo departamento de paradesporto da Fundesporte, explicou que os atletas foram selecionados com base nos resultados da fase estadual, com exigência de índices técnicos nas provas. “Toda a equipe está muito empenhada e preparada. Acreditamos que teremos uma excelente participação, com grandes resultados”, afirmou.
Abertura e entrega de kits - A entrega oficial dos kits esportivos aos atletas e técnicos será feita nesta quinta-feira, dia 13, às 14h30, no Centro Cultural José Octávio Guizzo, em Campo Grande.
As Paralimpíadas Escolares foram criadas em 2006 e se consolidaram como evento formador de grandes nomes do esporte paralímpico brasileiro. Atletas como Yeltsin Jacques, Alan Fonteles, Verônica Hipólito, Petrúcio Ferreira, Talisson Glock e Bruna Alexandre passaram pelas Escolares e se tornaram referência mundial em suas modalidades.

