
Mesmo ausente na goleada histórica por 9 a 1 sobre a Armênia, neste domingo (16), no Estádio do Dragão, em Porto, Cristiano Ronaldo não deixou de celebrar a classificação de Portugal para a Copa do Mundo. A vitória assegurou a liderança do Grupo F das Eliminatórias da Europa e carimbou o passaporte da seleção para o seu nono Mundial.
Aos 40 anos, o camisa 7 vibrou à distância. Em seu perfil no Instagram, publicou uma imagem comemorativa com a legenda: “Estamos no Mundial! Vamos com tudo, Portugal!”. A publicação veio acompanhada de uma foto da seleção e outra dele, que, mesmo fora da partida, enviou apoio aos companheiros: “Força equipe! Todos juntos hoje e sempre! Por Portugal e pela nossa bandeira!”.
Apesar do clima de festa, Ronaldo vive um momento delicado com a seleção. Ele foi expulso no duelo anterior, contra a Irlanda, após atingir o zagueiro O’Shea com uma cotovelada. A atitude causou sua exclusão da última rodada das Eliminatórias e pode custar mais caro: o craque será julgado pelo Comitê Disciplinar da Fifa por má conduta e corre o risco de ser suspenso por até três jogos.
O técnico Roberto Martínez optou por liberar o atacante da concentração logo após a expulsão. A Federação Portuguesa já se articula para tentar reduzir a pena e permitir que Ronaldo atue desde a estreia no Mundial.
Com oito gols marcados em 22 partidas de Copa do Mundo, Cristiano Ronaldo é o único jogador da história a balançar as redes em cinco edições do torneio. Se for convocado para a próxima Copa, prevista para junho do ano que vem, ele poderá alcançar uma marca inédita ao lado de Lionel Messi: a sexta participação em Mundiais, superando nomes como Lothar Matthäus (Alemanha), Gianluigi Buffon (Itália) e os mexicanos Carbajal, Guardado e Rafa Márquez.
Outro nome que mira esse feito é o goleiro Guillermo Ochoa, atualmente no futebol do Chipre. Aos 40 anos, ele sonha com sua sexta Copa, mas enfrenta a resistência do técnico do México, Diego Aguirre, que ainda não o convocou para as últimas datas Fifa.

