
A capital sul-mato-grossense vai se transformar em um grande palco esportivo nos dias 11 e 12 de outubro com a realização da 4ª edição da Corrida do Pantanal, organizada pela Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul (Fiems) em parceria com o Sesi e a TV Morena. A expectativa é reunir mais de 25 mil pessoas em um final de semana que une esporte, inclusão e comemoração pelo aniversário de criação do Estado, celebrado no dia 11.

As provas contemplam diferentes públicos e níveis de preparo físico: corridas de 5, 10 e 21 km, uma caminhada de 5 km e, pela primeira vez, a Corrida Kids, que promete envolver as crianças de 4 a 12 anos em percursos adaptados no Parque das Nações Indígenas.
Lançamento oficial e reforço institucional - O lançamento do evento ocorreu nesta quinta-feira (24), no Edifício Casa da Indústria, em Campo Grande, e contou com a presença de diretores do Sistema Indústria, parceiros e convidados. Segundo o presidente da Fiems, Sérgio Longen, o evento é mais que uma corrida, é um símbolo de orgulho para o Estado.
“É um desafio muito grande reunir 25 mil pessoas. A gente conta com muitos colaboradores e voluntários nesse projeto. É uma satisfação para nós, idealizadores desse evento junto com a nossa querida TV Morena, realizar esse grande evento para Mato Grosso do Sul”, destacou Longen.

Já Nicomedes Silva Filho, diretor-geral da Rede Matogrossense de Comunicação, reforçou a relevância da parceria para a divulgação e fortalecimento da imagem do Estado:
“Essa parceria é fundamental porque você une toda uma força de comunicação, com abrangência estadual e nacional, com uma instituição que consegue promover eventos de grande nível. Podemos dizer também que é um presente para Mato Grosso do Sul, por conta da data de criação do Estado, em 11 de outubro”.
Yeltsin Jacques segue como padrinho da corrida - Ícone do atletismo paralímpico brasileiro, o campo-grandense Yeltsin Jacques retorna como padrinho oficial do evento pelo quarto ano consecutivo. Sua trajetória no esporte começou justamente em uma prova organizada pelo Sesi, a Volta das Nações, embrião da atual Corrida do Pantanal.
“Estou muito feliz de poder voltar e ser padrinho desse megaevento mais uma vez. Sempre falo que na corrida de rua não importa a distância, mas sim o que você leva no coração. Comecei em Campo Grande, daqui eu saí e conquistei o mundo, me tornei um campeão”, afirmou Yeltsin.

Programação em dois dias com provas para todas as idades - A edição de 2025 terá dois dias de atividades. No sábado (11/10), o foco será no público infantil com a estreia da Corrida Kids e na caminhada de 5 km para adultos. No domingo (12/10), a programação será dedicada às corridas principais: 5 km, 10 km e meia maratona (21 km), marcando também o aniversário do Estado.
Todas as provas terão como palco o Parque das Nações Indígenas, local conhecido por sua infraestrutura e contato com a natureza.
Inscrições com datas específicas e gratuitas - As inscrições serão abertas conforme o cronograma abaixo e serão realizadas exclusivamente pelo site www.corridadopantanal.com.br. Importante: só é possível se inscrever em uma prova por CPF.
06 de maio – Industriários (com comprovação de vínculo)
08 de maio – Pessoas com deficiência e idosos (60+)
13 de maio – Corrida 21 km
20 de maio – Corrida 10 km
27 de maio – Corrida 5 km
03 de junho – Caminhada 5 km
10 de junho – Corrida Kids
Mais detalhes sobre os percursos, premiação e regulamentos serão divulgados em breve no site oficial do evento.
Preparação com acompanhamento profissional gratuito - Quem quiser se preparar com qualidade para a Corrida do Pantanal pode participar dos treinos gratuitos promovidos pelo Sesi Esporte em Campo Grande. As atividades incluem aquecimento, alongamento e orientação de profissionais de educação física para iniciantes e atletas experientes.
Os encontros ocorrem todos os sábados às 7h, no Parque dos Poderes, em frente à governadoria, na avenida do Poeta. Para participar, basta comparecer ao local com roupas leves, tênis adequado e disposição.
