
O Coritiba volta a disputar a Série A do Campeonato Brasileiro nesta quarta-feira (28), após três temporadas afastado da elite. Campeão brasileiro em 1985, o clube paranaense recebe o Red Bull Bragantino, às 19h, no estádio Couto Pereira, em Curitiba, em um duelo que marca oficialmente o retorno do Coxa à principal competição do futebol nacional.
Rebaixado em 2023, o Coritiba passou duas temporadas na Série B e garantiu o acesso em 2025, quando conquistou o título com 68 pontos. A equipe subiu ao lado de Athletico-PR, Chapecoense e Remo. Já em 2026, faz campanha irregular na primeira fase do Campeonato Paranaense, mas venceu o clássico contra o Athletico por 1 a 0 e assegurou vaga nas quartas de final.
Para buscar a permanência na Série A, a diretoria apostou em experiência e foi bastante ativa no mercado, contratando dez reforços. Chegaram nomes como o lateral Tinga, o zagueiro Thiago Santos, o volante Fernando Sobral e os atacantes Breno Lopes, Keno e Pedro Rocha, artilheiro da Série B de 2025 pelo Remo, com 15 gols.
O comando técnico também traz um ingrediente especial. Fernando Seabra, atual treinador do Coritiba, estava justamente no Red Bull Bragantino nas temporadas de 2024 e 2025. Segundo ele, a composição do elenco foi determinante para aceitar o desafio.
“O fato de contar com jogadores experientes e desempenho concreto foi um atrativo para mim. Pensando em Série A, consistência, cultura de trabalho, vivência e capacidade mental fazem muita diferença”, afirmou o treinador.
Do outro lado, o Red Bull Bragantino chega com status de equipe consolidada no Brasileirão. Nas últimas edições, o clube de Bragança Paulista incomodou os favoritos e, em 2025, terminou em décimo lugar, com 48 pontos. Em 2026, mantém invencibilidade até aqui, com três vitórias e dois empates, brigando pelas primeiras posições do Campeonato Paulista ao lado de Novorizontino e Palmeiras.
Comandado por Vagner Mancini, o Bragantino reforçou o elenco com o goleiro Tiago Volpi, o volante Ignacio Sosa e o meia Rodriguinho. Para a estreia, no entanto, o treinador não contará com Guzmán Rodríguez, Vanderlan e Isidro Pitta, lesionados. O atacante Jhon Jhon também é desfalque, em negociação com o Zenit, da Rússia.
Mancini elogiou a postura do time neste início de temporada. “Quando precisamos marcar, temos que ser os melhores marcadores. Quando temos a bola, precisamos jogar como um time que quer vencer. Tenho visto isso e saído satisfeito dos jogos”, destacou.
Ficha técnica
Coritiba: Pedro Morisco; Tinga, Maicon, Jacy e Bruno Melo; Willian Oliveira, Sebas Gómez e Josué; Lucas Ronier, Lavega (Breno Lopes) e Pedro Rocha.
Técnico: Fernando Seabra.
Red Bull Bragantino: Cleiton; Agustín Sant’Anna, Alix Vinicius, Gustavo Marques e Juninho Capixaba; Gabriel, Eric Ramires e Gustavo Neves; Lucas Barbosa, Vinicinho e Eduardo Sasha.
Técnico: Vagner Mancini.
Árbitro: Paulo Cesar Zanovelli da Silva (MG)
Horário: 19h
Local: Estádio Couto Pereira, Curitiba (PR)
