bonito
GOMEZ ESTAVA IMPEDIDO?

Gol anulado do Palmeiras gera polêmica e críticas ao VAR no clássico contra o Corinthians

Lance envolvendo Gustavo Gómez teve interferência do árbitro de vídeo e gerou reclamações do técnico Abel Ferreira sobre a tecnologia usada

31 julho 2025 - 09h15
Gol de Maurício é anulado por impedimento no clássico, e decisão do VAR gera críticas de Abel Ferreira e repercussão nas redes.
Gol de Maurício é anulado por impedimento no clássico, e decisão do VAR gera críticas de Abel Ferreira e repercussão nas redes. - (Foto: Alex Silva/Estadão)

O clássico entre Corinthians e Palmeiras, válido pela partida de ida das oitavas de final da Copa do Brasil, terminou com vitória corintiana por 1 a 0 na Neo Química Arena. No entanto, o que mais repercutiu após o apito final foi a anulação de um gol marcado por Maurício, do Palmeiras, aos 36 minutos do segundo tempo, quando o time alvinegro já vencia o jogo.

Canal WhatsApp

A jogada começou com cobrança de falta, na qual o zagueiro Gustavo Gómez desviou de cabeça e Maurício finalizou para o gol. No entanto, após revisão do VAR, o lance foi invalidado por impedimento. A decisão se baseou no posicionamento de Gómez, que, segundo as linhas traçadas pelo árbitro de vídeo Bráulio da Silva Machado, estava ligeiramente à frente de Raniele, jogador do Corinthians, no momento do passe.

Segundo as regras da Fifa, um jogador está impedido quando qualquer parte da cabeça, tronco ou pés está mais próxima da linha do gol do que a bola e o penúltimo defensor adversário. Os braços, inclusive os dos goleiros, não entram na avaliação. Para efeitos de verificação, a linha é traçada até a base da axila.

A análise divulgada pela CBF nesta quinta-feira (31) mostra que a linha foi traçada exatamente na cabeça de Gustavo Gómez, ponto em que ele estaria milimetricamente à frente do defensor corintiano. Mesmo com a revisão detalhada, o lance continua gerando controvérsia.

Abel Ferreira critica tecnologia e atuação do VAR - O técnico do Palmeiras, Abel Ferreira, não escondeu a insatisfação com a decisão da arbitragem e voltou a questionar a qualidade dos recursos usados no futebol brasileiro. “Estamos no século 21 e trabalhamos com ferramentas do século passado”, afirmou o treinador após a partida.

Ele também criticou a atuação do VAR no jogo, alegando que a interferência foi excessiva. “É frustrante porque tem sempre o VAR a intervir nestes jogos. O VAR que apita e decide. (...) Olhei para o momento em que o frame para, e a bola ainda está no ar. Muito mal”, declarou.

Com a vitória por 1 a 0, o Corinthians joga por um empate na partida de volta, marcada para a próxima quarta-feira (7), às 21h30, no Allianz Parque. Ao Palmeiras, resta vencer por dois gols de diferença para avançar no tempo normal ou por um gol para levar a decisão aos pênaltis.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas