
Em uma noite de fortes emoções na Neo Química Arena, o Corinthians garantiu vaga na final da Copa do Brasil 2025 ao vencer o Cruzeiro nos pênaltis por 5 a 4, após derrota por 2 a 1 no tempo normal, neste sábado (14). Com o resultado, a equipe paulista avançou com o placar agregado empatado e volta à decisão do torneio nacional. Agora, aguarda o vencedor do clássico carioca entre Fluminense e Vasco, que acontece neste domingo, no Maracanã.
No tempo regulamentar, o Cruzeiro foi superior na maior parte da partida e conseguiu igualar o placar agregado com dois gols de Arroyo — um em cada tempo. O Corinthians, que havia vencido por 1 a 0 no Mineirão, conseguiu diminuir com Matheus Bidu, levando a decisão para as penalidades.
Nos pênaltis, o herói foi o goleiro Hugo Souza, que defendeu duas cobranças, incluindo a última, de Walace. O ex-corintiano Cássio, hoje no gol do Cruzeiro, também defendeu uma cobrança, mas não foi suficiente para impedir a eliminação da equipe mineira. Coube a Breno Bidon converter o último chute e selar a classificação alvinegra para a grande final.
Apesar da vantagem obtida na ida, o Corinthians enfrentou muitas dificuldades. O Cruzeiro, comandado por Jardim, teve mais volume ofensivo e abriu o placar ainda no primeiro tempo, com Arroyo, de cabeça, após cruzamento de William. O atacante havia substituído Sinisterra, que saiu lesionado.
Logo no início da segunda etapa, Arroyo voltou a marcar em um contra-ataque. O gol chegou a ser anulado por impedimento, mas o VAR validou o lance. O Corinthians reagiu com mudanças táticas e contou com o talento de Rodrigo Garro, que entrou no intervalo e cobrou a falta que originou o gol de cabeça de Matheus Bidu.
Empurrado pela torcida, o time paulista cresceu no jogo. Criou boas chances com Memphis Depay, Garro, Maycon e novamente com Bidu, que acertou o travessão em uma bicicleta. O empate no agregado levou a definição para os pênaltis.
A disputa foi equilibrada. Pelo Corinthians, Memphis, Garro, Vitinho, Gustavo Henrique e Breno Bidon converteram. Yuri Alberto teve sua cobrança defendida por Cássio.
Pelo Cruzeiro, Matheus Pereira, Wanderson, William e Lucas Silva acertaram suas batidas. No entanto, Hugo Souza defendeu os chutes de Gabigol e Walace, garantindo a classificação corintiana.
Com a vaga assegurada, o Corinthians disputará o título da Copa do Brasil nos dias 17 (quarta-feira) e 21 (domingo) de dezembro. O adversário sairá do duelo entre Fluminense e Vasco, que se enfrentam neste domingo no Maracanã, com vantagem vascaína após vitória por 2 a 1 no jogo de ida.
FICHA TÉCNICA
CORINTHIANS 1 X 2 CRUZEIRO
CORINTHIANS: Hugo Souza; Matheuzinho, André Ramalho, Gustavo Henrique e Matheus Bidu; José Martínez (Raniele), Maycon (Vitinho), Carrillo (Rodrigo Garro) e Breno Bidon; Memphis Depay e Yuri Alberto. Técnico: Dorival Júnior.
CRUZEIRO: Cássio; William; Fabrício Bruno, Jonathan Jesus e Kaiki; Lucas Silva, Matheus Henrique (Walace), Christian (Eduardo) e Matheus Pereira; Sinisterra (Arroyo, e depois Wanderson) e Kaio Jorge (Gabigol). Técnico: Leonardo Jardim.
GOLS: Arroyo, aos 39 minutos do primeiro tempo. Arroyo, aos cinco, e Matheus Bidu aos nove minutos do segundo tempo.
ÁRBITRO: Rodrigo Jose Pereira de Lima (PE).
CARTÕES AMARELOS: Breno Bidon, Raniele e André Ramalho (Corinthians); Lucas Silva e Matheus Henrique (Cruzeiro).
RENDA: R$ 4.464.311,00.
PÚBLICO: 49.946 pagantes (47.520 total).
LOCAL: Neo Química Arena, em São Paulo.

