BANNER FESTIVAL DA CARNE 1260X200PX-v1
COPA SUL-AMERICANA

Corinthians vence Fortaleza no Castelão e joga com o relógio a favor na Sul-Americana

Fortaleza perde força no segundo tempo e assiste ao Corinthians controlar o jogo.

17 setembro 2024 - 22h37
Corinthians realizou o primeiro jogo das quartas de final da Sul-Americana e saiu com vitória, por 2 a 0
Corinthians realizou o primeiro jogo das quartas de final da Sul-Americana e saiu com vitória, por 2 a 0 - (Divulgação / Sudamericana)
ENERGISA

Saiba Mais

Na noite desta terça-feira (17), na Arena Castelão, o Corinthians resolveu jogar com um olho na bola e outro no calendário. Poupando titulares e com a missão principal de escapar da zona de rebaixamento no Brasileirão, o time paulista fez uma pausa estratégica em seus problemas domésticos e saiu com uma vitória por 2 a 0 contra o Fortaleza, na partida de ida das quartas de final da Copa Sul-Americana. O placar foi construído com um golaço de Igor Coronado e outro gol de Yuri Alberto, que sacramentaram a vantagem corintiana para o jogo de volta, em São Paulo.

Canal WhatsApp

Mas não se deixe enganar: foi uma vitória mais suada do que parece. Com um elenco mexido e jogadores-chave no banco, o técnico Ramón Díaz entrou em campo sabendo que segurar o ímpeto do Fortaleza no Castelão seria tarefa árdua. Os cearenses, conhecidos pelo jogo rápido e agressivo, tentaram de tudo, mas tropeçaram nas próprias limitações. O resultado foi uma atuação tímida que deixou os mais de 46 mil torcedores locais um tanto desanimados.

A estratégia de poupar e atacar - Ramón Díaz já havia avisado em coletiva que sua prioridade era salvar o Corinthians do rebaixamento no Campeonato Brasileiro. Ainda assim, na noite de terça-feira, ele resolveu arriscar. Com três volantes escalados no meio-campo, o time paulista entrou em campo com uma mentalidade defensiva. E funcionou. O Fortaleza, que teve sua melhor chance com Breno Lopes — aquele ex-Palmeiras — acertando a rede pelo lado de fora, não conseguiu impor o ritmo frenético que esperava.

Enquanto isso, o Corinthians errava passes, segurava o jogo e fazia a torcida cearense perder a paciência. Era um jogo pragmático, de quem estava ali para fazer o mínimo e sair com o máximo. E, aos 39 minutos do primeiro tempo, quando o 0 a 0 já parecia o destino, Igor Coronado decidiu mudar os rumos. Numa jogada que mais parecia de videogame, ele acertou um chute de fora da área, no ângulo, e calou o Castelão. O goleiro João Ricardo nem teve chance de reação.

O susto que não veio - Com a vantagem no placar, o Corinthians voltou melhor para o segundo tempo, mas não sem causar algum nervosismo nos seus torcedores. Talles Magno, sozinho na pequena área, perdeu um gol incrível logo aos 4 minutos. O técnico Ramón Díaz, que havia ficado visivelmente irritado com a falta de criatividade no primeiro tempo, viu o time melhorar na troca de passes e ser mais objetivo. O Fortaleza, por outro lado, se perdeu na tentativa de buscar uma reação.

Os cearenses, que no ano passado foram vice-campeões da Sul-Americana, pareciam outro time. A atuação foi tão discreta que até os torcedores mais animados começaram a demonstrar frustração. Sem conseguir dominar o meio-campo e com ataques pouco incisivos, o Fortaleza assistiu ao Corinthians empilhar chances.

Yuri Alberto fecha a conta - Quando o relógio já marcava os 44 minutos, Yuri Alberto, que havia passado a maior parte do jogo sem brilhar, aproveitou um rebote dentro da área e mandou para as redes, decretando a vitória corintiana. A expressão de alívio nos jogadores do Corinthians era nítida: uma vitória sólida fora de casa, com a vantagem de poder perder por até um gol de diferença na volta, estava garantida.

Enquanto o Fortaleza tenta digerir o resultado e se reorganizar para o duelo decisivo em São Paulo, o Corinthians agora se divide entre a missão de escapar da zona de rebaixamento e administrar a vantagem na Sul-Americana. No sábado, o time paulista enfrenta o lanterna Atlético-GO, em uma partida que deve marcar a estreia do astro holandês Memphis Depay, uma contratação que ainda parece mais saída de um roteiro de filme do que do Corinthians do dia a dia.

Fortaleza precisa de fôlego - Do outro lado, o técnico Juan Pablo Vojvoda tem uma missão delicada: precisa poupar jogadores no Brasileirão, onde sua equipe briga pelas primeiras posições, sem deixar de lado a necessidade de virar o jogo contra o Corinthians na semana que vem. A eliminação precoce pode custar caro para o time cearense, que sonhava em repetir a campanha heroica do ano passado.

Com a volta marcada para a Neo Química Arena, o Corinthians joga com o relógio a seu favor e com uma vantagem confortável. Mas, como todo bom torcedor corintiano sabe, nada vem fácil. O time alvinegro agora precisa manter a cabeça fria e o foco no que realmente importa: sobreviver no Brasileirão e seguir vivo na Sul-Americana.

Ficha técnica

FORTALEZA 0 X 2 CORINTHIANS
Local: Arena Castelão, Fortaleza (CE)
Árbitro: Darío Herrera (ARG)
Gols: Igor Coronado, aos 39 minutos do 1º tempo; Yuri Alberto, aos 44 minutos do 2º tempo
Público: 46.617 presentes
Renda: R$ 1.344.658,00

Fortaleza: João Ricardo; Tinga, Titi (Marinho), Kuscevic e Felipe Jonatan; Hércules, Lucas Sasha (Matheus Rossetto) e Pochettino (Machuca); Yago Pikachu (Pedro Augusto), Breno Lopes (Kervin Andrade) e Lucero. Técnico: Juan Pablo Vojvoda.
Corinthians: Hugo Souza; Fagner (Matheuzinho), Félix Torres, Cacá e Hugo; Ryan (José Martínez), Breno Bidon, Charles (Carrillo), Igor Coronado (Rodrigo Garro); Talles Magno (Ángel Romero) e Yuri Alberto. Técnico: Ramón Díaz.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas