BANNER FESTIVAL DA CARNE 1260X200PX-v1
FUTEBOL

Zé Elias vê Corinthians atual com chance de repetir feitos históricos de 1995

Ex-volante destaca semelhanças entre time campeão do Paulistão e Copa do Brasil e o elenco atual

10 setembro 2025 - 11h35Bruno Accorsi e Rodrigo Sampaio
Jogador Zé Elias levanta a taça durante a final da Copa do Brasil, no Estádio Olímpico, Porto Alegre-RS em  23/06/1995
Jogador Zé Elias levanta a taça durante a final da Copa do Brasil, no Estádio Olímpico, Porto Alegre-RS em 23/06/1995 - Foto: Marcos Mendes/AE
ENERGISA

O ex-volante Zé Elias, hoje comentarista da ESPN, integrou o Corinthians que marcou uma geração ao vencer o Paulistão sobre o Palmeiras e conquistar a Copa do Brasil pela primeira vez, em 1995. Passados 30 anos, ele enxerga semelhanças entre aquele time e o atual, que já eliminou o Palmeiras no Paulistão deste ano e busca o título da Copa do Brasil.

Canal WhatsApp

O Corinthians enfrenta nesta quarta-feira o Athletico-PR no segundo jogo das quartas de final, depois de vitória por 1 a 0 fora de casa. Zé Elias acredita que o time atual tem condições de repetir o roteiro de 1995, mesmo considerando o desafio do mata-mata: “O Corinthians tem espírito de decisão. Todos os jogos da Copa do Brasil foram emocionantes. Com exceção do Athletico lá, mesmo assim enfrentaram dificuldades”.

Se avançar, o clube do Parque São Jorge pode enfrentar o vencedor do clássico mineiro entre Cruzeiro e Atlético-MG, que está 2 a 0 para os cruzeirenses. Do outro lado, estão Vasco e Botafogo, empatados em 1 a 1, e Bahia e Fluminense, com vantagem de 1 a 0 para os baianos.

Zé Elias destaca que, diferente do Brasileirão, a Copa do Brasil permite que fatores como torcida e emoção influenciem o desempenho: “Contra Cruzeiro e Atlético no Brasileirão, o Corinthians ficaria para trás. No mata-mata, você tem outros componentes, e o time cresce”.

O ex-volante também compara a equipe atual com o elenco de 1995. “A equipe de 1995 tinha mais a cara do Corinthians, com seis ou sete jogadores da base, e a forma de jogar aproximava o time da torcida. Hoje, alguns jogadores, como Martínez e Raniele, carregam um pouco dessa pegada”, afirma.

Na conquista de 1995, o Corinthians contou com Ronaldo Giovanelli, Célio Silva, Bernardo, Marcelinho Carioca, Tupãzinho e Viola. Zé Elias, titular no jogo de ida da final contra o Grêmio, destaca a importância histórica daquele título: “O campeonato marcou uma geração e mostrou a relevância da Copa do Brasil, mudando a forma como os clubes pensam o futebol nacional”.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop