
A Copa do Mundo de 2026, que será realizada nos Estados Unidos, Canadá e México, já tem 32 seleções com vaga garantida. O número, que até a última edição correspondia ao total de participantes, agora representa apenas parte do novo formato do torneio — que contará com 48 países pela primeira vez na história.
As partidas da data Fifa deste domingo (16) definiram novas classificações, entre elas a da Noruega, que goleou a Itália por 4 a 1 e carimbou o passaporte para o Mundial. Já a Azzurra, tetracampeã mundial, voltará à temida repescagem — como ocorreu nas edições de 2018 e 2022, quando acabou ficando fora da Copa.
Portugal também avançou com autoridade, mesmo sem Cristiano Ronaldo, ao aplicar uma goleada por 9 a 1 sobre a Armênia, em Porto. A seleção fechou a fase de grupos na liderança do Grupo F das Eliminatórias Europeias.
Mais vagas em jogo
Nesta segunda-feira (17), quatro confrontos importantes podem definir novas classificações: Alemanha x Eslováquia, Malta x Polônia, Montenegro x Croácia e Holanda x Lituânia. Destes, apenas a Croácia já está garantida no Mundial.
A Polônia, por exemplo, ainda sonha com uma vaga direta, mas precisa vencer Malta e torcer por uma improvável derrota da Holanda para a Lituânia. Mesmo assim, o saldo de gols desfavorável torna a missão quase impossível.
Confira as 32 seleções já classificadas para a Copa do Mundo de 2026
Europa
-
Croácia
-
França
-
Inglaterra
-
Noruega
-
Portugal
Ásia
-
Arábia Saudita
-
Austrália
-
Catar
-
Coreia do Sul
-
Irã
-
Japão
-
Jordânia
-
Uzbequistão
África
-
África do Sul
-
Argélia
-
Cabo Verde
-
Costa do Marfim
-
Egito
-
Gana
-
Marrocos
-
Senegal
-
Tunísia
América
-
Argentina
-
Brasil
-
Canadá (país-sede)
-
Colômbia
-
Equador
-
Estados Unidos (país-sede)
-
México (país-sede)
-
Paraguai
-
Uruguai
Oceania
-
Nova Zelândia
Novo formato e expectativa
Com a ampliação para 48 equipes, a Fifa planeja uma competição com 12 grupos de quatro seleções, com os dois melhores de cada grupo e os oito melhores terceiros colocados avançando para a fase de mata-mata.
O novo modelo promete mais jogos e maior participação de países em todas as regiões do mundo. A edição de 2026 também será a primeira da história com sede tripla, envolvendo EUA, Canadá e México.

