
A Conmebol anunciou nesta semana os vencedores da licitação para os direitos de transmissão das competições de clubes entre 2027 e 2030, incluindo a Libertadores, a SulAmericana e a Recopa. A principal novidade é que a Copa SulAmericana deixará de ser exibida na TV aberta no Brasil, mesmo em sua fase principal.
Após cerca de 10 meses de análises das propostas apresentadas, a entidade sulamericana optou pelas ofertas que considerou “mais vantajosas” para o desenvolvimento e a exposição das competições no período.
A Libertadores da América segue na TV aberta com a Globo, que manterá a exibição dos jogos de maior alcance. Na TV fechada, os direitos ficam com a ESPN, que também exibirá partidas da Recopa SulAmericana — duelo anual entre os campeões da Libertadores e da SulAmericana.
A grande mudança está na Copa SulAmericana, tradicional competição de segundo escalão do continente. Até 2026 o torneio ainda pertence ao SBT no Brasil, mas para o ciclo 20272030 a Conmebol aprovou a proposta da TNT Sports para transmissão gratuita via YouTube.
Isso significa que os jogos deixarão de ser exibidos na televisão aberta tradicional, migrando integralmente para plataformas digitais.
A ESPN será responsável pela SulAmericana na TV fechada, mantendo o esquema já empregado para a Libertadores e a Recopa no pacote de canais pagos.
A Paramount, que transmitia competições sulamericanas desde 2023, anunciou em junho que não renovaria contrato. Mesmo assim, a empresa enviou uma proposta na licitação, mas ela não foi aprovada pela Conmebol.
Nas plataformas digitais, a TNT Sports — parte do grupo Warner Bros. Discovery — terá os direitos dos melhores momentos e transmissões específicas, inclusive na região vizinha da América do Sul. Curiosamente, o conglomerado recentemente vendeu seu estúdio cinematográfico e os ativos da HBO à Netflix, numa reorganização global de seus negócios.
Nos países vizinhos ao Brasil, a Libertadores será distribuída em canais da Warner Bros. Discovery como plataforma aberta, com exceção do Equador, onde os jogos serão exibidos pela Ecuavisa.
A TNT Sports também terá os direitos da SulAmericana nessas nações. Para transmissões pagas, as plataformas ficarão a cargo da ESPN e da Directv em muitos mercados.
Já na América Central e Caribe — incluindo México — a transmissão de todas as competições de clubes sulamericanas ficará exclusivamente com a ESPN, em um acordo regional específico para esse território.

