TCE
FUTEBOL

Conmebol endurece regras contra cera e mais tempo de bola rolando na Libertadores e Sul-Americana

Medidas começam já nas oitavas de final e incluem punição com cartões, aumento de acréscimos e rigor contra atrasos em substituições e atendimentos

11 agosto 2025 - 12h25
Troféu da Copa Sul-Americana
Troféu da Copa Sul-Americana - (Foto: Reprodução/X CONMEBOL)

A Conmebol anunciou nesta segunda-feira (11) um pacote de medidas para combater a chamada cera — prática de atrasar propositalmente o reinício do jogo — em suas competições. A iniciativa será aplicada já nas oitavas de final da Copa Libertadores e da Copa Sul-Americana, que começam nesta semana, e tem como meta se aproximar da recomendação da Fifa de garantir pelo menos 60 minutos de bola rolando por partida.

Canal WhatsApp

Entre as principais mudanças estão:

Aumento no tempo de acréscimos, caso haja muitas interrupções;

Cartão para quem retardar o reinício do jogo de forma intencional;

Controle rigoroso de substituições e atendimentos médicos para evitar atrasos;

Aplicação estrita do regulamento contra comportamentos antidesportivos que diminuam o tempo efetivo de jogo.

Segundo a entidade, a medida busca “aumentar a competitividade do futebol sul-americano, reduzir as interrupções, desencorajar as demoras intencionais e elevar a qualidade do espetáculo”.

A Conmebol fez um apelo a todos os envolvidos no futebol — dirigentes, jogadores, técnicos e torcedores — para que colaborem com a proposta.

“Com menos tempo perdido, teremos mais jogo. Com mais jogo, cresce a exigência e, com isso, o atrativo das partidas e torneios, beneficiando clubes e associações”, diz o comunicado oficial.

A decisão também responde a críticas frequentes sobre a “catimba” em partidas decisivas, especialmente no formato mata-mata, quando equipes com vantagem no placar usam artifícios para gastar tempo.

As novas regras já serão aplicadas a partir desta terça-feira (12), quando começa a fase de mata-mata das competições continentais. Pela Libertadores, entram em campo São Paulo, Palmeiras, Flamengo, Internacional, Botafogo e Fortaleza. Já Fluminense e Atlético-MG disputam a Sul-Americana.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop