
O que deveria ser uma celebração histórica em Luanda acabou em confusão, tumulto e dezenas de feridos. O amistoso entre Angola e Argentina, realizado ontem (14), como parte das comemorações dos 50 anos de independência do país africano, terminou com pelo menos 70 pessoas feridas na entrada e nos arredores do estádio 11 de Novembro, segundo o Instituto de Emergências Médicas de Angola.
A partida atraiu uma multidão de torcedores angolanos, muitos deles motivados pela presença do astro Lionel Messi, que entrou em campo, deu assistência para o primeiro gol e marcou o segundo na vitória argentina por 2 a 0. Porém, o clima festivo deu lugar ao desespero quando milhares de pessoas tentaram entrar à força no estádio, que já estava próximo de sua capacidade máxima.
De acordo com a imprensa portuguesa, cerca de 48 mil ingressos foram disponibilizados pela Federação Angolana de Futebol, número inferior à capacidade total do estádio, que comporta até 50 mil pessoas. Ainda assim, muitos torcedores sem ingresso foram ao local na esperança de assistir à partida dos atuais campeões do mundo, o que resultou em tentativas de invasão e confrontos com a polícia.
A maioria dos feridos sofreu lesões provocadas por quedas e pisoteamentos. Do total de vítimas atendidas, 23 apresentaram fraturas e 47 passaram mal devido ao calor excessivo, superlotação ou confusão na entrada. Ninguém foi preso, segundo as autoridades locais.
Além da escassez de ingressos, muitos torcedores foram barrados por usarem vestimentas consideradas inadequadas para o evento, como chinelos e bonés — itens previamente vetados pela organização. A falta de comunicação clara sobre as regras de acesso foi apontada como um dos fatores que contribuíram para o agravamento do tumulto.
A repressão da polícia diante das tentativas de acesso gerou revolta e bate-boca com os agentes. As imagens da confusão circularam nas redes sociais e reforçaram críticas à organização do evento.
Messi brilha, mas caos apaga clima de festa - Dentro de campo, a Argentina encerrou sua temporada com vitória e mais uma atuação destacada de Lionel Messi. Ele deu o passe para Lautaro Martínez abrir o placar e, no segundo tempo, balançou as redes para fechar o resultado em 2 a 0. Mas fora das quatro linhas, a partida ficou marcada pela falta de estrutura para comportar o interesse popular pelo evento.
Mesmo com a presença de um dos maiores nomes da história do futebol mundial, o jogo serviu também como alerta para as autoridades angolanas sobre os desafios de organizar eventos esportivos de grande porte com segurança e respeito ao público.

