
A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Fundação Municipal de Esportes (Funesp), realiza neste sábado, 9 de agosto, a abertura oficial da 42ª edição da Copa Campo Grande de Futebol Amador, categoria masculina. A cerimônia está marcada para 15h, no Estádio do Bairro Estrela do Sul, marcando o início de uma das maiores competições amadoras do Estado.

Com 58 equipes inscritas e cerca de 1.270 atletas participantes, a edição deste ano ultrapassa os limites da capital e conta com representantes de Corumbá, Jaraguari, Camapuã e Ribas do Rio Pardo, além dos times de Campo Grande. Os jogos serão distribuídos em cinco pontos diferentes: Estádio Jacques da Luz, Praça do Estrela do Sul, Praça do José Abrão, Praça da Moreninha III e Praça da Moreninha II.
Futebol como ferramenta de transformação
Mais do que uma competição esportiva, a Copa Campo Grande tem como propósito estimular o esporte como direito de todos e fomentar a integração social por meio da prática esportiva comunitária. O evento se tornou uma tradição nas comunidades, fortalecendo o vínculo entre os moradores e promovendo valores como respeito, disciplina e coletividade.
“O torneio é um exemplo de como a prefeitura acredita no poder transformador do esporte. A Copa Campo Grande é mais que um campeonato, é um movimento que valoriza o futebol amador, promove cidadania e gera pertencimento entre os bairros”, afirma o diretor-presidente da Funesp, Sandro Benites.
Torneio faz parte do aniversário da capital
A realização da Copa também está inserida no calendário oficial de eventos que celebram os 126 anos de Campo Grande. Dessa forma, o torneio contribui para reforçar o compromisso da atual gestão com o esporte, a valorização das práticas comunitárias e o desenvolvimento social por meio de políticas públicas voltadas à inclusão.
As partidas prometem movimentar os bairros da capital ao longo dos próximos meses, promovendo momentos de lazer para as famílias, incentivando a formação de novos talentos e mantendo viva a cultura do futebol de várzea — que historicamente é celeiro de craques e ponto de encontro das comunidades.
A importância do futebol amador
O futebol amador tem um papel central na formação esportiva e social de milhares de jovens. Em muitas regiões, os campos de terra ou de grama dos bairros são os primeiros espaços de convivência coletiva. Ao investir na estruturação de campeonatos como a Copa Campo Grande, o poder público amplia o acesso ao esporte e oferece oportunidades para quem sonha em seguir carreira profissional, além de estimular hábitos saudáveis e de convívio coletivo.
O impacto positivo do torneio também se reflete na economia local, com movimentação no comércio dos bairros, geração de renda com venda de alimentos e produtos esportivos e fortalecimento da cadeia produtiva ligada ao esporte.
Tradição e continuidade
A 42ª edição da Copa Campo Grande confirma o sucesso e a continuidade de uma iniciativa que resiste ao tempo e ganha relevância a cada ano. São mais de quatro décadas unindo comunidades, fomentando o futebol de base e garantindo visibilidade para atletas e times que, muitas vezes, atuam sem grandes apoios, mas com muita paixão pelo esporte.
A expectativa é de grandes jogos, arquibancadas cheias e, principalmente, de mais uma edição marcada por fair play, integração e fortalecimento da identidade local através do futebol.
#ParaTodosVerem A foto de capa mostra jogadores de futebol amador.
