
Os dez clubes que vão disputar a elite do futebol sul-mato-grossense em 2026 participam nesta terça-feira (18) do Conselho Arbitral que definirá os detalhes do Campeonato Estadual. A reunião acontece às 14h, na sede da Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS), em Campo Grande.
O encontro reúne os oito times remanescentes da Série A de 2025 — Operário FC, Ivinhema FC, EC Águia Negra, FC Pantanal, Dourados AC, Costa Rica EC, CE Naviraiense e Corumbaense FC — e os dois recém-promovidos: AA Bataguassu e CR Aquidauana.
A principal pauta será a confirmação do regulamento da próxima edição, que deve manter o mesmo formato adotado neste ano. Os clubes também vão deliberar sobre critérios de classificação para competições nacionais e outros ajustes administrativos.
Formato segue com primeira fase em turno único
De acordo com o calendário divulgado pela FFMS, o Campeonato Sul-Mato-Grossense 2026 começa nos dias 17 e 18 de janeiro e segue até o fim de março, respeitando o cronograma da CBF para torneios regionais. Na primeira fase, todos os times se enfrentam em turno único. Os seis melhores avançam e os dois últimos serão rebaixados para a Série B.
Na segunda fase, o 3º colocado enfrenta o 6º e o 4º joga contra o 5º, em confrontos de ida e volta. Os vencedores se juntam aos dois primeiros colocados da fase inicial, que avançam direto às semifinais.
Participação depende de regularização documental - Além da presença no arbitral, os clubes precisam apresentar todos os documentos exigidos e os laudos técnicos até o dia 4 de dezembro, ou seja, 45 dias antes do início do campeonato. Esse requisito é indispensável para garantir a participação na competição estadual.
A expectativa é que o arbitral também ratifique decisões preliminares tomadas em reunião realizada em setembro e atualize os clubes sobre prazos, critérios técnicos e homologações junto à FFMS.


