Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
16 de dezembro de 2025 - 10h09
sesi
BRASILEIRÃO 2026

CBF divulga tabela do Brasileirão 2026 e confirma mudanças em vagas e transferências

Campeonato começa em janeiro, reduz vagas na Libertadores e adota limite maior de jogos para trocas de atletas

16 dezembro 2025 - 07h40Estadão
Campeonato Brasileiro terá novidades em 2026.
Campeonato Brasileiro terá novidades em 2026. - (Foto: Staff Images/CBF)
Terça da Carne

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nesta segunda-feira a tabela básica das 38 rodadas do Campeonato Brasileiro de 2026, além do Regulamento Específico da Competição. O documento oficializa mudanças importantes já debatidas no Conselho Técnico, como a redução no número de vagas para a Libertadores e novas regras para a transferência de atletas entre clubes da Série A.

Canal WhatsApp

Pelo novo regulamento, os quatro primeiros colocados seguem com vaga direta na fase de grupos da Libertadores. O quinto colocado mantém a classificação para a fase preliminar. A principal mudança ocorre com o sexto colocado, que deixa de disputar as fases prévias do torneio continental e passa a garantir vaga na Copa Sul-Americana. Essa vaga na Libertadores foi transferida para o vice-campeão da Copa do Brasil.

Inicialmente, as vagas para a Sul-Americana serão destinadas aos clubes que terminarem o Brasileirão entre a sexta e a 11ª posições. Esse cenário pode ser alterado conforme o desempenho de clubes brasileiros na Libertadores e a posição final dos finalistas da Copa do Brasil.

Outra alteração relevante diz respeito às transferências de jogadores durante a competição. A CBF ampliou de seis para 12 o número máximo de partidas que um atleta pode disputar antes de se transferir para outro clube do Brasileirão. Os jogos passam a ser contabilizados a partir do momento em que o jogador entra em campo, seja como titular ou ao sair do banco de reservas.

Mesmo com a mudança, permanece a regra que impede o atleta de defender três clubes diferentes na mesma edição do campeonato. Cada equipe poderá contar com até cinco jogadores que já tenham atuado por outros clubes no Brasileirão, sendo permitido, no máximo, três atletas oriundos da mesma equipe.

O Brasileirão 2026 terá início nos dias 28 e 29 de janeiro. O atual campeão Flamengo estreia contra o São Paulo, no estádio do MorumBis. O vice-campeão Palmeiras começa a campanha diante do Atlético-MG, na Arena MRV.

A primeira rodada ainda terá os confrontos Fluminense x Grêmio, Botafogo x Cruzeiro, Corinthians x Bahia, Mirassol x Vasco, Internacional x Athletico-PR, Coritiba x Red Bull Bragantino, Vitória x Remo e Chapecoense x Santos.

Na segunda rodada acontece o primeiro clássico paulista da competição, entre Santos e São Paulo, na Vila Belmiro, nos dias 4 ou 5 de fevereiro. O Corinthians visita o Santos na sexta rodada. O primeiro Choque-Rei será disputado na oitava rodada, com mando do São Paulo, enquanto o primeiro Dérbi ocorre na 11ª rodada, na Neo Química Arena. O Majestoso, entre Corinthians e São Paulo, terá seu primeiro capítulo na 15ª rodada.

Um dos duelos mais aguardados do campeonato, Flamengo x Palmeiras, acontece na 17ª rodada, no Rio de Janeiro. No returno, o confronto será na 36ª rodada, a antepenúltima do torneio, com potencial decisivo para a disputa do título.

A última rodada do Brasileirão 2026 está prevista para o dia 2 de dezembro e terá os seguintes jogos: Flamengo x Chapecoense, Vasco x Vitória, Santos x Botafogo, Palmeiras x Coritiba, Red Bull Bragantino x Fluminense, Cruzeiro x Internacional, Grêmio x Mirassol, Athletico-PR x São Paulo, Bahia x Atlético-MG e Remo x Corinthians.

O campeonato terá uma pausa entre 2 de junho e 21 de julho, após a 18ª rodada, em razão da realização da Copa do Mundo. A edição de 2026 também marca a estreia do Sistema de Sustentabilidade Financeira (SSF), o chamado fair-play financeiro da CBF, que será implementado de forma gradual até 2029.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop