Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
09 de janeiro de 2026 - 04h30
senai
COPA DO BRASIL

CBF detalha Copa do Brasil 2026, que terá final em jogo único e três clubes de MS

Operário, Ivinhema e FC Pantanal representam o Estado em edição com 126 times e decisão marcada para dezembro

8 janeiro 2026 - 07h40Redação
CBF confirma formato da Copa do Brasil 2026, que terá final em jogo único no mês de dezembro
CBF confirma formato da Copa do Brasil 2026, que terá final em jogo único no mês de dezembro - (Foto: Rafael Ribeiro/CBF)

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nesta terça-feira (6) o regulamento e a tabela básica da Copa do Brasil 2026. A competição contará com 126 clubes de todo o país e traz mudanças pontuais no formato, incluindo a decisão do título em partida única, com sede definida pela entidade. A final está marcada para 6 de dezembro e encerrará o calendário do futebol brasileiro na temporada.

Canal WhatsApp

Mato Grosso do Sul terá três representantes: Operário FC, Ivinhema FC e FC Pantanal.

Formato e datas

A Copa do Brasil mantém o modelo de confrontos em jogo único nas fases iniciais, agora até a terceira fase. As partidas da primeira fase estão previstas para os dias 18 e 19 de fevereiro. A segunda fase será disputada em 25 e 26 de fevereiro, enquanto a terceira ocorre em 4 e 5 de março, com complementos nos dias 11 e 12 de março.

A partir da quarta fase até as semifinais, os confrontos passam a ser em jogos de ida e volta. A semifinal está programada para o início de novembro, e a grande final, em jogo único, fecha a competição em dezembro.

Sem pontuação no Ranking Nacional de Clubes (RNC) da CBF, Ivinhema FC e FC Pantanal entram já na primeira fase. Os dois enfrentarão, conforme sorteio, Ji-Paraná-RO ou Independente-AC, com mando de campo também definido por sorteio.

Caso avancem, os adversários da segunda fase sairão de um grupo formado por clubes melhor posicionados no RNC, como Fortaleza-CE, Juventude-RS, Atlético Goianiense, América Mineiro, Ceará-CE, Cuiabá-MT, Goiás-GO, Sport-PE, CRB-AL, Vila Nova-GO e Operário-PR.

O Operário FC, que ocupa a 93ª posição no RNC, entra diretamente na segunda fase, no pote E. O adversário virá do pote D, que reúne Souza-PB, Anápolis-GO, Tocantinópolis-TO, ASA-AL, Gazin Porto Velho-RO, Ceilândia-DF, Portuguesa-RJ, Trem-AP, Juazeirense-BA, Itabaiana-SE e Maranhão-MA. Assim como nas demais fases iniciais, o mando será definido em sorteio.

Entradas posteriores e vagas da Série A

Na terceira fase, a disputa ganha reforços com a entrada dos campeões da Copa Verde, da Série C, da Série D do Campeonato Brasileiro e da Copa do Nordeste, que se juntam aos 44 clubes classificados nas etapas anteriores.

Já os clubes da Série A do Campeonato Brasileiro de 2026 só passam a disputar a Copa do Brasil a partir da quinta fase, quando enfrentam os 12 times remanescentes do torneio.

Premiação - A CBF ainda não divulgou os valores das cotas de participação por fase na edição de 2026. Como referência, em 2025, Operário FC e Dourados AC receberam cerca de R$ 830 mil apenas pela disputa da primeira fase.

Confira tabela básica completa e regulamento específico da competição nos links.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop