
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nesta terça-feira (6) o regulamento e a tabela básica da Copa do Brasil 2026. A competição contará com 126 clubes de todo o país e traz mudanças pontuais no formato, incluindo a decisão do título em partida única, com sede definida pela entidade. A final está marcada para 6 de dezembro e encerrará o calendário do futebol brasileiro na temporada.
Mato Grosso do Sul terá três representantes: Operário FC, Ivinhema FC e FC Pantanal.
Formato e datas
A Copa do Brasil mantém o modelo de confrontos em jogo único nas fases iniciais, agora até a terceira fase. As partidas da primeira fase estão previstas para os dias 18 e 19 de fevereiro. A segunda fase será disputada em 25 e 26 de fevereiro, enquanto a terceira ocorre em 4 e 5 de março, com complementos nos dias 11 e 12 de março.
A partir da quarta fase até as semifinais, os confrontos passam a ser em jogos de ida e volta. A semifinal está programada para o início de novembro, e a grande final, em jogo único, fecha a competição em dezembro.
Sem pontuação no Ranking Nacional de Clubes (RNC) da CBF, Ivinhema FC e FC Pantanal entram já na primeira fase. Os dois enfrentarão, conforme sorteio, Ji-Paraná-RO ou Independente-AC, com mando de campo também definido por sorteio.
Caso avancem, os adversários da segunda fase sairão de um grupo formado por clubes melhor posicionados no RNC, como Fortaleza-CE, Juventude-RS, Atlético Goianiense, América Mineiro, Ceará-CE, Cuiabá-MT, Goiás-GO, Sport-PE, CRB-AL, Vila Nova-GO e Operário-PR.
O Operário FC, que ocupa a 93ª posição no RNC, entra diretamente na segunda fase, no pote E. O adversário virá do pote D, que reúne Souza-PB, Anápolis-GO, Tocantinópolis-TO, ASA-AL, Gazin Porto Velho-RO, Ceilândia-DF, Portuguesa-RJ, Trem-AP, Juazeirense-BA, Itabaiana-SE e Maranhão-MA. Assim como nas demais fases iniciais, o mando será definido em sorteio.
Entradas posteriores e vagas da Série A
Na terceira fase, a disputa ganha reforços com a entrada dos campeões da Copa Verde, da Série C, da Série D do Campeonato Brasileiro e da Copa do Nordeste, que se juntam aos 44 clubes classificados nas etapas anteriores.
Já os clubes da Série A do Campeonato Brasileiro de 2026 só passam a disputar a Copa do Brasil a partir da quinta fase, quando enfrentam os 12 times remanescentes do torneio.
Premiação - A CBF ainda não divulgou os valores das cotas de participação por fase na edição de 2026. Como referência, em 2025, Operário FC e Dourados AC receberam cerca de R$ 830 mil apenas pela disputa da primeira fase.
Confira tabela básica completa e regulamento específico da competição nos links.

