Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
01 de dezembro de 2025 - 20h50
ARBITRAGEM

CBF planeja ter 30 árbitros profissionais no Brasileirão a partir de 2026

Programa inclui contratos anuais, treinos semanais e suporte psicológico e físico; número pode chegar a 60 até 2027

1 dezembro 2025 - 20h00Agência Estado
CBF apresenta modelo de profissionalização da arbitragem em encontro com executivos.
CBF apresenta modelo de profissionalização da arbitragem em encontro com executivos. - (Foto: @rafaelribeirorio/CBF)

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou nesta segunda-feira, 1º, que pretende contar com pelo menos 30 árbitros profissionais no Campeonato Brasileiro a partir de 2026. A proposta foi apresentada por Rodrigo Cintra, chefe da Comissão Nacional de Arbitragem, durante o 1º Encontro de Executivos do Futebol, na sede da entidade, no Rio de Janeiro.

Canal WhatsApp

O plano faz parte da criação do Núcleo de Profissionais de Arbitragem, que será implementado ao longo da Série A no próximo ano. A CBF ainda projeta que o número de árbitros profissionais possa chegar a 60 até 2027, contemplando também a Série B.

A medida ganha força após episódios polêmicos envolvendo juízes na temporada 2025. Em outubro, um Grupo de Trabalho foi formado para discutir melhorias na arbitragem, com relatório de atividades previsto para janeiro de 2026.

O programa segue modelos internacionais de sucesso, como os utilizados na Inglaterra, Itália, Espanha e MLS (liga americana). Entre os benefícios previstos estão salário fixo, contratos anuais, rotina semanal de treinos e possibilidade de bônus por partida. Além disso, os árbitros terão acompanhamento psicológico, nutricional e de preparação física, bem como capacitação para padronização de atuação e possibilidade de ascensão na carreira.

Apesar das definições, a CBF ainda não divulgou os valores dos salários que serão pagos aos profissionais.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop