
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou nesta segunda-feira, 25, a mudança da partida de volta das quartas de final da Copa do Brasil entre Corinthians e Athletico-PR. O confronto, antes marcado para 11 de setembro, foi antecipado para o dia 10, na Neo Química Arena, por causa de ajustes no calendário da Copa Sul-Americana.

A alteração, no entanto, pode prejudicar o time paulista, já que o goleiro Hugo Souza foi convocado para a seleção brasileira e estará à disposição do técnico Carlo Ancelotti nos jogos contra Chile (4/9, no Maracanã) e Bolívia (9/9, em El Alto, a 4 mil metros de altitude).
Embora seja a terceira opção da posição na seleção, Hugo deve permanecer com o grupo até o fim da data Fifa. Isso significa que, menos de 24 horas após o apito final contra a Bolívia, ele precisaria estar em São Paulo para disputar a decisão da Copa do Brasil.
O jogo diante dos bolivianos foi marcado para as 20h30 (horário de Brasília), mais cedo do que o habitual, justamente para reduzir os impactos da altitude. Ainda assim, a logística preocupa o Corinthians, que aguarda uma definição da CBF sobre o retorno imediato dos atletas ao Brasil.
Segundo a CBF, a alteração na Copa do Brasil foi necessária porque o Fluminense joga contra o Lanús, no dia 16 de setembro, pela Sul-Americana, e encara o próprio Corinthians pelo Brasileirão no dia 13. Caso o duelo na Neo Química Arena fosse mantido para o dia 11, não haveria o intervalo mínimo de 66 horas entre as partidas, previsto no regulamento.
Na final do Paulistão, o Corinthians já passou por situação parecida, quando José Martínez, Ángel Romero, André Carrillo e Félix Torres foram convocados por suas seleções. À época, o clube fretou voos em conjunto com o Palmeiras e montou um esquema especial com fisioterapeutas para garantir a rápida reintegração dos jogadores.
Agora, o desafio será repetir a operação para ter Hugo Souza disponível no jogo decisivo contra o Athletico-PR.
