senai
ESPORTE

Catar oficializa candidatura para sediar as Olimpíadas de 2036

Após sediar a Copa do Mundo de 2022, Doha quer ser a primeira cidade do Oriente Médio a receber os Jogos Olímpicos

22 julho 2025 - 08h10Redação
Terça da Carne

O Catar entrou oficialmente na disputa para sediar os Jogos Olímpicos de 2036. A confirmação foi feita nesta terça-feira (22) pelo Comitê Olímpico do país, que destacou a infraestrutura já existente e a experiência recente em eventos esportivos de grande porte.

Canal WhatsApp

Segundo o comitê, Doha, capital do país, já possui 95% da estrutura necessária para receber os Jogos. A candidatura foi formalizada pelo xeque Joaan bin Hamad Al Thani, presidente do Comitê Olímpico do Catar e também do Comitê de Candidatura. “Temos um plano nacional abrangente para garantir a total preparação das instalações até 2036”, afirmou o dirigente.

Além da infraestrutura, o Catar argumenta que a proposta está alinhada a uma visão de longo prazo, que busca criar um legado sustentável — social, econômico e ambiental — por meio da realização dos Jogos Olímpicos. “Queremos promover inclusão, sustentabilidade e colaboração global, indo além da organização de um evento bem-sucedido”, destacou Al Thani.

Se confirmada, Doha será a primeira cidade do Oriente Médio a sediar uma Olimpíada. A candidatura aproveita o momento da rotação geográfica estabelecida pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), que tende a escolher um país da Ásia ou África para 2036, após edições na Europa (Paris-2024), América (Los Angeles-2028) e Oceania (Brisbane-2032).

Embora o continente africano nunca tenha sido sede dos Jogos, o Catar tenta se posicionar como um nome forte da Ásia, destacando sua infraestrutura e trajetória recente no esporte global. Nos últimos 20 anos, o país organizou 18 campeonatos mundiais em diversas modalidades, entre eles a Copa do Mundo de Futebol em 2022, o Mundial de Handebol Masculino em 2015, o Mundial de Atletismo em 2019 e os Jogos Asiáticos em 2006. Em 2024, Doha também sediou o Mundial de Esportes Aquáticos e, neste ano, recebeu o Mundial de Tênis de Mesa.

A corrida para definir a sede das Olimpíadas de 2036 ainda está no começo e não há um cronograma definido pelo COI até o momento. No entanto, a disputa já conta com outras quatro candidaturas além de Doha: Santiago (Chile), Istambul (Turquia), Nusantara (Indonésia) e uma cidade da Índia, que ainda será oficialmente indicada pelo país.

Essa será a primeira decisão de cidade-sede sob comando da nova presidente do Comitê Olímpico Internacional, Kirsty Coventry, do Zimbábue. A ex-nadadora assumiu o cargo no dia 23 de junho e será responsável por conduzir o processo de seleção.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas