Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
14 de outubro de 2025 - 23h44
FIEMS
COPA DO MUNDO 2026

Catar garante vaga na Copa do Mundo e disputará segundo Mundial consecutivo

Seleção venceu os Emirados Árabes por 2 a 1 e se classifica de forma inédita pelas Eliminatórias asiáticas

14 outubro 2025 - 17h25
Catar vence Emirados Árabes por 2 a 1 e conquista vaga inédita nas Eliminatórias para a Copa de 2026
Catar vence Emirados Árabes por 2 a 1 e conquista vaga inédita nas Eliminatórias para a Copa de 2026 - Foto: Hussein Sayed/AP
Terça da Carne

A seleção do Catar está oficialmente classificada para a Copa do Mundo de 2026. Em partida realizada nesta terça-feira (14), no Estádio Jassim Bin Hamad, em Doha, o time venceu os Emirados Árabes Unidos por 2 a 1 e garantiu sua vaga para o Mundial que será disputado em conjunto por Canadá, Estados Unidos e México. Esta será a segunda participação consecutiva do país em uma Copa, a primeira conquistada por meio das Eliminatórias.

Canal WhatsApp

O confronto foi válido pela quarta fase das Eliminatórias Asiáticas. Apesar de jogarem em casa, os catarianos não tinham a vantagem do empate, que era dos Emirados após a vitória sobre Omã na rodada anterior. Mesmo assim, a equipe comandada por Julen Lopetegui conseguiu furar a defesa adversária com dois gols de bola parada.

Vitória construída no segundo tempo - Após um primeiro tempo sem grandes chances, o Catar abriu o placar aos 7 minutos da segunda etapa. O zagueiro Boualem Khoukhi aproveitou cruzamento e cabeceou para o fundo das redes, superando o goleiro Khalid Eisa. O gol mudou o cenário da partida e forçou os Emirados a saírem mais para o ataque.

Aos 25 minutos, em nova jogada aérea, o lateral Pedro Miguel — conhecido como Ró-Ró — ampliou a vantagem dos donos da casa após falha de Eisa. Com a festa nas arquibancadas, o jogo foi interrompido por arremesso de objetos no gramado.

Mesmo com um jogador a mais após a expulsão de Tarek Salman, os Emirados só conseguiram descontar nos acréscimos, com gol de Sultan Adil. A equipe ainda pressionou nos 15 minutos de acréscimo, mas não conseguiu o empate que lhe daria a vaga direta.

O Catar havia disputado a Copa de 2022 como país-sede, tornando-se a primeira seleção anfitriã a perder todos os jogos da fase de grupos. Agora, classifica-se com méritos próprios, superando um grupo difícil e vencendo uma seleção que tinha a vantagem do empate.

Julen Lopetegui, ex-técnico da seleção da Espanha e do Real Madrid, garantiu sua primeira participação como treinador em uma Copa do Mundo. Ele foi demitido do comando da Espanha às vésperas do Mundial de 2018, após assinar com o clube espanhol.

Emirados Árabes ainda têm chance - A derrota obriga os Emirados Árabes Unidos a disputar a quinta fase das Eliminatórias Asiáticas. O vencedor desse estágio avançará para a repescagem internacional da FIFA, onde enfrentará uma seleção de outro continente por uma vaga no Mundial.

A outra equipe que disputará essa fase será definida no confronto entre Arábia Saudita e Iraque, ainda nesta quarta-feira.

Com a classificação do Catar, a Confederação Asiática já tem sete representantes confirmados na Copa do Mundo de 2026:

Austrália
Coreia do Sul
Irã
Japão
Jordânia
Uzbequistão
Catar

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop