Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
07 de janeiro de 2026 - 02h54
sesi
ETERNO FENÔMENO

Ex-técnico do Real Madrid diz que Ronaldo foi o melhor jogador que treinou

Técnico italiano afirma que Fenômeno era talento raro, porém teve dificuldade para manter forma física

5 janeiro 2026 - 10h45Redação
Capello dirigiu Ronaldo nas temporadas de 2006 e 2007, quando comandava o Real Madrid, e fez a avaliação em entrevista ao jornal espanhol Marca
Capello dirigiu Ronaldo nas temporadas de 2006 e 2007, quando comandava o Real Madrid, e fez a avaliação em entrevista ao jornal espanhol Marca - (Foto: Imagem Ilustrativa/A Crítica)

O ex-técnico do Real Madrid Fabio Capello apontou Ronaldo Fenômeno como o melhor jogador que comandou ao longo da carreira, mas lembrou que o brasileiro enfrentou dificuldades fora de campo durante o período em que trabalharam juntos no clube espanhol, especialmente no controle do peso.

Canal WhatsApp

Capello dirigiu Ronaldo nas temporadas de 2006 e 2007, quando comandava o Real Madrid, e fez a avaliação em entrevista ao jornal espanhol Marca. Segundo o treinador italiano, apesar do talento acima da média, o atacante não vivia seu melhor momento de motivação naquela fase da carreira.

“Ronaldo foi o melhor jogador que treinei. Depois dele, Van Basten. Quando eu treinei o Ronaldo, ele não tinha lesões, mas também não estava tão motivado. Ele não gostava de perder peso, ele gostava da vida”, afirmou Capello.

O técnico relatou que o principal problema do brasileiro não estava na rotina de treinos, mas na dificuldade em reduzir o peso corporal. Capello contou que Ronaldo chegou a pesar 94 quilos no período em que atuava pelo Real Madrid e comparou a situação com a Copa do Mundo de 2002, quando o atacante foi decisivo para o título da seleção brasileira.

“Eu perguntei quanto ele pesava quando ganhou a Copa de 2002, e ele disse que eram 84 quilos. Então falei que não poderia ter dez quilos a mais naquele momento”, disse o treinador.

Apesar das críticas, Capello voltou a destacar a superioridade técnica de Ronaldo em relação a outros grandes nomes que treinou. “Se você me perguntar quem foi o melhor, é fácil: Ronaldo, de longe”, declarou.

Ronaldo deixou o Real Madrid em 2007, quando se transferiu para o Milan, onde permaneceu até 2008. No ano seguinte, retornou ao Brasil para atuar pelo Corinthians, clube no qual encerrou a carreira em 2011.

Já Fabio Capello foi desligado do Real Madrid em 2007, após eliminações na Liga dos Campeões e na Copa do Rei. Depois disso, comandou as seleções da Inglaterra e da Rússia e também teve passagem pelo Jiangsu, da China.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop